Covid-19: Linha de atendimento de Gondomar recebeu 162 contactos em cerca de 24h
Porto Canal com Lusa
Gondomar, Porto, 21 mar 2020 (Lusa) - A linha de apoio ao munícipe de Gondomar, que foi reforçada com 29 polícias estagiários, recebeu 162 contactos com dúvidas sobre o novo coronavírus em cerca de 24 horas, indicou hoje à agência Lusa presidente da Câmara.
De acordo com Marco Martins, a maioria das dúvidas apresentadas prendiam-se com pedidos de apoio social, nomeadamente pedidos de alimentação ou de medicação, bem como questões sobre o isolamento.
Entre as mais frequentes, somam-se pedidos de esclarecimento sobre medidas no âmbito do plano de emergência e pedidos de informação sobre serviços em Gondomar, distrito do Porto, nomeadamente sobre farmácias e supermercados.
Em declarações à Lusa, Marco Martins contou que atualmente a linha é operada por 29 policias municipais estagiários da Polícia Municipal, supervisionadas em permanência por um técnico do departamento de coesão social da Câmara, que filtra os pedidos recebidos e encaminha para, quando necessário, promover a resposta.
Em causa estão polícias municipais recrutados há menos de um mês e cuja formação foi suspensa devido à covid-19.
Para aproveitar os recursos disponíveis, a Câmara de Gondomar reforçou a linha de apoio ao munícipe - "Gondomar Protege!" -, sendo que, acrescentou Marco Martins, "o trabalho no terreno, nos vários territórios, é feito pelos parceiros da rede social, de onde se destacam as Juntas de Freguesia e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)".
De acordo com o autarca, o serviço da linha está a ser assegurado por turnos, cada qual com nove pessoas.
A linha está disponível todos os dias das 07:00 às 24:00, pelos números 220188200 e 220188210.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 12.000 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.
O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.
PFT // SSS
Lusa/Fim