Covid-19: Algarve impõe quarentena obrigatória a quem regressa do estrangeiro

| País
Porto Canal com Lusa

Faro, 21 mar 2020 (Lusa) - A Autoridade de Saúde Regional do Algarve determinou hoje a quarentena obrigatória de 14 dias para todos os cidadãos que regressem do estrangeiro ao distrito de Faro, uma medida para conter a propagação da covid-19.

"Determino que todos os cidadãos que regressam do estrangeiro permaneçam em isolamento profilático pelo período de 14 dias, a contar da data da sua chegada", lê-se no despacho assinado pela delegada regional da saúde do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, e publicada na página da internet da Administração Regional de Saúde do Algarve.

A responsável pela saúde pública na região algarvia determina a "aplicação imediata" da quarentena a quem regressa do estrangeiro, justificando que, face à atual situação epidemiológica da doença, "urge que sejam tomadas medidas de contenção máxima de possível contágio".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.

O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

O Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

 

 

JPC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.