Falta de medicamentos levou Infarmed a instaurar 18 processos de contraordenação

Falta de medicamentos levou Infarmed a instaurar 18 processos de contraordenação
| País
Porto Canal

A autoridade que regula o setor do medicamento (Infarmed) revelou hoje que instaurou 18 processos de contraordenação no seguimento de inspeções sobre situações de falta de fármacos.

De acordo com este organismo do Ministério da Saúde, desde 01 de agosto de 2013 foram realizadas 147 ações inspetivas temáticas, das quais resultou a instauração de 18 processos de "contraordenação social".

As ações inspetivas resultaram de um reforço destas iniciativas junto dos titulares de Autorização de Introdução no Mercado (AIM) de medicamentos, distribuidores por grosso de medicamentos e farmácias que visaram averiguar "situações de falta de medicamentos".

Perante os resultados dos últimos seis meses, o Infarmed considera que "o fenómeno das falhas de medicamentos apresenta uma tendência de diminuição significativa nos últimos seis meses, tendo em conta a comparação do número de notificações espontâneas de faltas reportadas pelos utentes através dos diversos canais disponíveis".

Em agosto do ano passado foram registadas 243 notificações de faltas de medicamentos, 166 em setembro, 121 em outubro, 83 em novembro e 62 em dezembro. Já este ano, foram notificadas 40 falhas em janeiro e o mesmo número no mês seguinte.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.