Covid-19: GNR da Guarda apoia e esclarece idosos que vivem sós e isolados

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 17 mar 2020 (Lusa) - O Comando Territorial da GNR da Guarda está a apoiar, a alertar e a esclarecer os idosos da região, que vivem sozinhos e isolados, sobre a doença Covid-19.

Segundo o major Marco Pina, na atual fase de "alerta", o Comando Territorial da GNR da Guarda, através dos militares de patrulhamento comunitário, continua a sua missão junto dos idosos, "no sentido de quebrar a solidão sentida".

"Com os devidos cuidados de distanciamento, este Comando mantém as suas visitas a estes cidadãos mais isolados e carenciados, onde presta todo o apoio necessário, quer de forma direta, quer através do estabelecimento de contactos e sinalizações junto de outras estruturas de apoio social, como por exemplo Câmaras Municipais ou Segurança Social", disse hoje à agência Lusa o oficial de relações públicas da GNR da Guarda.

Numa altura em que os idosos são aconselhados a permanecer em casa, acabando por ficar "ainda mais isolados", devido ao encerramento de instituições e de estabelecimentos comerciais e à não realização de feiras e de mercados, "importa perceber quais são as suas necessidades e as suas dificuldades", disse Marco Pina.

"É este trabalho que a GNR continua a fazer junto dos idosos, neste período", sublinhou.

Nas visitas aos idosos que vivem sós e isolados, os militares da GNR também informam sobre os cuidados que devem ter para evitar contágios pelo Covid-19, assim como alterações legislativas que foram, entretanto, produzidas, bem como "prevenir algumas tentativas de burlas e furtos que possam ser levadas a cabo, também com o pretexto do vírus Covid-19".

Muitos destes idosos não têm acesso privilegiado à informação, daí que o major Marco Pina sublinhe a importância de as patrulhas levarem "a informação a estas pessoas".

"A GNR sempre fez esse apoio" aos idosos, mas a sua realização, dadas as circunstâncias, justifica-se "ainda mais agora", concluiu o responsável.

Em 2019, na operação "Censos Sénior", a GNR sinalizou nos 14 concelhos do distrito da Guarda um total de 4.183 idosos que viviam sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar a sua segurança em causa.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.