Coimbra/UNESCO: Património de "valor excecional" com dúvidas sobre a sua gestão

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 17 jun (Lusa) -- A candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património Mundial, que vai ser decidida, entre hoje e o dia 26, mereceu da consultora das Nações Unidas um parecer muito favorável e algumas dúvidas sobre a sua gestão.

O ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) "reconhece o valor excecional universal da UC, Alta e Sofia para Património Mundial", disse à agência Lusa o reitor João Gabriel Silva, considerando que esta é uma "condição essencial" para a sua classificação.

O parecer da consultora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) afirma ainda, designadamente, que o espaço candidato constitui "exemplo notável de uma cidade universitária integrada, uma Universidade que se transformou numa referência no mundo português através da reprodução da sua organização urbana, arquitetónica e institucional".

Em relação ao "essencial, àquilo que é o cerne da candidatura -- saber se a UC tem valor para ser classificada e se merece ser classificada --, o ICOMOS é completamente inequívoco, considerando que ela "tem valor para inscrição [na lista de Património Mundial] sem qualquer hesitação", sintetiza o reitor.

O ICOMOS levanta, no entanto, algumas dúvidas sobre "o modo de preservação e gestão do património a classificar", mas "concorda com as medidas de proteção progressivamente assumidas (que culminaram, em fevereiro deste ano, com a proposta de alargamento da zona de proteção visual da área candidata) e recomenda a adoção de medidas de salvaguarda patrimonial", adianta João Gabriel Silva.

"A nossa esperança é que consigamos" convencer a UNESCO que "as nossas intenções são sérias", explica o reitor da UC, sublinhando que todo o processo relacionado com a candidatura "tem tido aprovações unânimes" na Câmara de Coimbra, não sendo "um assunto de disputas" entre a maioria e a oposição.

"Seja qual for a configuração da Câmara" saída das próximas eleições autárquicas, "a expectativa é que todos irão continuar de acordo" com este processo, que "tem sido consensual", sustenta João Gabriel Silva.

O parecer sobre o património de Coimbra a inscrever na lista da UNESCO é "muitíssimo favorável" e só aqueles aspetos deverão estar em discussão na reunião do Comité do Património da UNESCO, que começa hoje e se prolonga até dia 26, no Camboja, subscreve o presidente da Câmara, João Paulo Barbosa de Melo.

O autarca, que integrará a comitiva portuguesa que se desloca ao Camboja, para "dar as garantias necessárias" de que "a cidade saberá e tem condições para defender o seu património", acredita que a Universidade será inscrita na lista da UNESCO, mas se "isso não acontecer agora", será, "seguramente, uma questão de tempo".

O PDM de Coimbra, em vigor desde 1994 e em fase de revisão (está a decorrer a fase de discussão pública), principal instrumento para responder às dúvidas do ICOMOS, estará aprovado até final do ano, assegura o presidente da Câmara, sublinhando, também, que o projeto desta candidatura a Património Mundial sempre mereceu a unanimidade não só na Câmara e Assembleia municipais, como de toda a cidade.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.