Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes é inaugurada domingo no Parque das Nações

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mar (Lusa) - A nova igreja do Parque das Nações, com um custo estimado três milhões de euros, será inaugurada no domingo pelo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que dedicará o novo templo a Nossa Senhora dos Navegantes.

Com um projeto da autoria do arquiteto José Maria Dias Coelho, a nova igreja tem arquitetura circular e inclui, além do templo, um complexo paroquial.

A construção da igreja tem um custo estimado de três milhões de euros e foi financiada com recurso a um empréstimo bancário, a donativos dos fiéis e a verbas conseguidas através de iniciativas organizadas pela paróquia.

A igreja está preparada para acolher 700 pessoas, que se sentarão à volta do altar central, em vez das tradicionais filas de bancos paralelos.

"O objetivo foi criar um local de culto [...] adaptado a uma liturgia renovada e participativa", adianta o patriarcado de Lisboa em comunicado.

Acrescenta ainda que a igreja é inspirada em Nossa Senhora dos Navegantes e nos Oceanos, na sequência da Expo98, em cujo território nasceu a nova freguesia do Parque das Nações.

Uma torre, com cerca de 40 metros de altura, "tem igualmente uma evocação marítima", prossegue o patriarcado, explicando que a arte plástica no interior do templo evoca "os mistérios do rosário" com um retábulo principal que é "uma referência à transfiguração de Cristo".

A decisão de construir uma nova igreja na zona oriental de Lisboa foi tomada em 2001, mas a sua construção foi começada apenas em 2013.

Entretanto, a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, criada na sequência da Expo98, que atraiu a esta zona milhares de residentes, teve vários locais de culto.

Em agosto de 2001, foi adquirida uma loja onde se instalou a igreja e onde se começou a celebrar missa dominical, arrancou a catequese, foi criado um grupo de jovens, um coro e vários grupos de reflexão.

A nova paróquia foi criada em 2003, tendo-se iniciado de seguida o processo negocial com o Parque Expo para a compra de um terreno com vista à construção de raiz da igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

Como a capacidade da loja estava esgotada, o grupo de católicos que tinha vindo a dinamizar a paróquia chegou a acordo com a Escola Básica Vasco da Gama, passando a utilizar o anfiteatro para as missas de domingo e para outras atividades da paróquia.

Em 2006, foi comprado um antigo pavilhão que foi montado na vizinhança do futuro espaço para a nova igreja, onde a paróquia funcionou até outubro de 2013.

As obras começaram a 02 de janeiro de 2013 e a nova igreja será entregue no domingo pelo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, ao pároco Paulo Franco.

CFF // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.