Covid-19: Manter assembleia-geral dos Amigos do Coliseu é uma "irresponsabilidade"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 13 mar 2020 (Lusa) - O presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Nuno Botelho, considera que é uma "irresponsabilidade" a decisão do presidente da mesa da Assembleia-geral dos Amigos do Coliseu de não adiar a reunião magna marcada para hoje.

"Tendo sido recusada a sua proposta de adiamento para data oportuna, a Associação Comercial do Porto considera totalmente irresponsável, insensata e perigosa a reunião da Assembleia-geral dos Amigos do Coliseu marcada para as 16 horas de hoje, 13 de março, e anuncia que não irá marcar presença na mesma", anuncia em comunicado.

Na quinta-feira, o presidente da Mesa da Assembleia-geral dos Amigos do Coliseu, Amorim Pereira, revelou que não se justifica o adiamento da assembleia-geral da associação onde se vai decidir ou não a concessão daquele espaço a privados.

Em declarações à Lusa, Amorim Pereira confirma foi pedido por alguns sócios o adiamento da assembleia-geral da Associação marcada para sexta-feira, face à situação de pandemia por Covid-19.

"Três ou quatro pessoas suscitaram esta questão. A todas foi respondido por mim que, respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde [OMS] e da Direção-Geral da Saúde [DGS] e tendo o número de associados não vejo motivo para adiar", disse.

Nuno Botelho considera que "manter para hoje uma reunião que pode, sem qualquer prejuízo, fazer-se daqui a duas, três ou quatro semanas é de uma insensibilidade nunca vista e um péssimo exemplo para a sociedade", dado que está em causa a saúde pública e a vida das pessoas e acusa a mesa de quer fazer "a concessão sem debater com os cerca de dois mil associados dos Amigos do Coliseu".

A Assembleia-geral de hoje visa debater e votar a proposta subscrita pela Câmara Municipal do Porto, pela Área Metropolitana do Porto e pelo Ministério da Cultura de lançar concurso público com vista à concessão do Coliseu do Porto, que deverá ter como objeto principal a reabilitação, requalificação e exploração desse equipamento.

Na opinião do presidente da ACP, "ninguém compreende que o mesmo Governo e as mesmas câmaras municipais que determinam o fecho de serviços e pedem aos cidadãos para ficarem nas suas casas, queiram, por todos os meios, realizar esta Assembleia-geral e enviem os seus representantes para esta reunião. Eu não acredito que o Primeiro-Ministro, a Ministra da Cultura e os presidentes de câmara subscrevam esta irresponsabilidade».

Se algo suceder, acrescenta Nuno Botelho, "o presidente da Assembleia-geral e os demais adeptos desta manutenção terão de ser pessoalmente responsabilizados pelas consequências".

O dirigente salienta ainda que a realização da assembleia-geral agendada para hoje põe em causa, para a Associação Comercial do Porto, os princípios de informação e transparência que deveriam pontuar uma decisão da importância do que está em discussão.

Nuno Botelho afirma que "o Coliseu é um ícone incontornável da cidade e da cultura do Porto. Não podemos admitir que a sua concessão a privados seja deliberada sem a possibilidade de um esclarecimento e debate público obrigatórios, nomeadamente entre os membros - institucionais, privados, coletivos e individuais - da Associação Amigos do Coliseu. Fazê-lo, no momento, em que o país está em Estado de Alerta é de uma falta de consideração absolutamente impensável para com a Associação Amigos do Coliseu e a Cidade".

"Os cerca de dois mil sócios que integram os Amigos do Coliseu vão ser ignorados. Quem votar a decisão de concessionar o Coliseu do Porto nestas condições tão excecionais ficará cúmplice deste "golpe de Estado". Nem eu nem a Associação Comercial do Porto podemos pactuar com isto", defende Nuno Botelho.

Segundo o presidente da mesa da Assembleia-geral dos Amigos do Coliseu, a reunião magna, marcada para as 16:00, terá lugar na sala principal para garantir o distanciamento social, tendo sido asseguradas medidas de higienização.

A forma como o processo sobre o futuro do Coliseu foi gerida conduziu já a três demissões, entre eles, o presidente da direção dos Amigos do Coliseu, Eduardo Paz Barroso, que soube da sua substituição no cargo pela comunicação social e da Associação Comercial do Porto que considera que o comportamento dos parceiros institucionais "não dignifica" a história da Associação dos Amigos do Coliseu.

VSYM//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.