Temperaturas máximas vão descer entre 6 a 8 graus a partir de hoje

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar 2020 (Lusa) -- As temperaturas máximas vão descer entre 6 a 8 graus Celsius a partir de hoje em Portugal continental depois de terem estado na quarta-feira próximas dos 30 em algumas regiões, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

O tempo vai mudar a partir de hoje, dia em que já se vai registar uma descida das temperaturas, em especial da máxima, que na quarta-feira esteve próxima dos 30 graus em algumas regiões do continente, de acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Na quarta-feira, Portugal continental esteve sob a ação de uma massa de ar quente com uma predominância de sul vinda da região do norte de áfrica. Nestas situações, por vezes, a temperatura sobe consideravelmente por um lado porque não havia nebulosidade e o vento era relativamente fraco", disse.

Ângela Lourenço esclareceu ser comum em circunstâncias de baixa nebulosidade e vento fraco haver uma subida da temperatura.

"Estamos a falar de temperaturas muito acima da média para o mês de março. No entanto, por vezes estas situações ocorrem neste mês. É mais comum na segunda quinzena de março, mas não é uma situação rara. O mês de março caracteriza-se por ter muitos dias típicos de inverno, mas também de primavera e pontualmente alguns dias mais tipicamente de verão que foi o que aconteceu ontem", realçou.

De acordo com a meteorologista, Aljezur, no distrito de Faro, foi a localidade onde foi registada a temperatura máxima mais elevada, de 29,6 graus.

"Tivemos muitos locais dos distritos de Setúbal, Beja e Santarém com valores da ordem dos 28. Lisboa esteve com 27. As regiões a sul do Tejo foram as que registaram valores mais elevados", referiu.

No entanto, segundo Ângela Lourenço, a situação vai mudar a partir de hoje, prevendo-se um regresso da chuva mais provável a partir de dia 15.

"Hoje já vamos ter descida da temperatura principalmente da máxima entre 6 a 8 graus. Nalguns locais ontem [quarta-feira] foram registadas máximas perto dos 30 graus no baixo Alentejo, interior do Alentejo, e vão começar a descer já hoje. Vai haver uma mudança gradual das condições meteorológicas", disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, entre hoje e dia 15 vai haver alguma instabilidade no interior de Portugal continental que poderão dar origem a aguaceiros acompanhados de trovoada, com maior probabilidade a partir de dia 15.

"As regiões com descidas mais acentuadas serão as do centro e sul, que foram as que registaram subidas mais elevadas na quarta-feira. Hoje as temperaturas vão estar entre os 20 e os 24 graus, sendo em alguns locais do interior e próximos do mar de 17/18 graus"", disse.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".