Covid-19: Universidade do Algarve suspende atividades letivas presenciais até 27 de março

| País
Porto Canal com Lusa

Faro, 12 mar 2020 (Lusa) -- A Universidade do Algarve (UAlg) anunciou a suspensão de todas as atividades letivas presenciais com efeitos a partir de hoje e até ao dia 27 de março, para evitar a propagação do surto de Covid-19.

Em comunicado enviado à comunicação social na quarta-feira à noite, a instituição refere que, face ao agravar da evolução da pandemia, e "para acautelar a saúde e segurança da comunidade académica, mostra-se necessário tomar medidas excecionais e adicionais ao Plano de Contingência da UAlg para a Covid-19".

No documento, assinado pelo reitor da academia algarvia, Paulo Águas, é anunciado que as unidades orgânicas irão implementar, com caráter de urgência, "meios de ensino a distância, sempre que possível".

Estão também suspensos todos os eventos, atividades desportivas e culturais nas instalações da UAlg, todas as deslocações em serviço -- mesmo as previamente autorizadas - e as reuniões de júris de concursos na forma presencial, até nova decisão.

A universidade assegura a "continuação do funcionamento das residências e cantinas", para garantir "o estrito apoio aos estudantes da UAlg, sempre que estes não possam regressar às suas residências".

Até à presente data, na UAlg, "desconhecem-se quaisquer casos confirmados ou suspeitos" da doença Covid-19.

O reitor assegura que a Universidade do Algarve tem seguido as recomendações das autoridades de saúde e que estas medidas "poderão ser ajustadas ou complementadas por outras, conforme as circunstâncias exigirem", apelando a todos os membros da comunidade académica para que, "com serenidade e sem alarmismo, sigam estas recomendações".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia. A OMS justifica a declaração de pandemia com "níveis alarmantes de propagação e inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

PYD // SR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.