Covid-19: Sindicato apela à "não adesão" dos trabalhadores de Braga à greve de quinta-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 11 de mar 2020 (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) apelou hoje aos trabalhadores do Hospital de Braga para a "não adesão" à greve agendada para quinta-feira e cancelou a concentração frente ao Ministério da Saúde.

Em comunicado enviado à Lusa, o STFPSN explica que o apelo tem em consideração "os recentes desenvolvimentos em torno da epidemia por infeção do COVID-19".

A manifestação marcada também para quinta-feira frente ao ministério da Saúde foi cancelada, avisa o sindicato.

"Assim, tendo em conta os apelos das autoridades nacionais de saúde e o interesse público superveniente, os profissionais de saúde do Hospital de Braga responderão afirmativamente a este apelo, com o seu elevado sentido de responsabilidade", aponta o texto.

O sindicato realça que os conflitos, que se prendem com aquilo que o sindicato considera uma "demora na Adesão ao Contrato Coletivo de Trabalho" por parte de todos s trabalhadores do Hospital de Braga, que até 01 de setembro de 2019 funcionou em Parceria Público Privada.

O STFPSN acusa no entanto de "autismo os responsáveis governamentais", uma vez que segundo explicou à Lusa o sindicalista Orlando Gonçalves "falta apenas a marcação de uma data para a marcar a adesão".

Na segunda-feira os trabalhadores do Hospital de Braga cumpririam um dia de greve contra a "discriminação salarial" e "o atraso" na adesão aqueles contratos.

JCR//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Misericórdia do Porto põe à venda terrenos junto à futura linha Rubi em Gaia por 24 milhões de euros

A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) anunciou esta quarta-feira que vai pôr à venda, por 24 milhões de euros, terrenos que incluem o antigo estádio do Candal, em Gaia, junto à futura Linha Rubi do Metro do Porto.

Incêndio em empresa de reciclagem em Santo Tirso mobiliza quase meia centena de operacionais

Um incêndio deflagrou na madrugada desta quinta-feira em dois pavilhões de uma empresa de reciclagem na zona industrial de Santo Tirso, disse à agência Lusa fonte da proteção civil. Pelas 9 horas o fogo já estava em fase de resolução.

Eletricidade na zona de empresa que ardeu em Santo Tirso está a ser reposta

A eletricidade na zona da empresa de reciclagem que ardeu na madrugada desta quinta-feira em Santo Tirso, distrito do Porto, já está a ser reposta, numa altura em que decorre a consolidação do rescaldo, disse fonte dos bombeiros.