Covid-19: Póvoa de Varzim e Vila do Conde encerram temporariamente albergues de peregrinos

Covid-19: Póvoa de Varzim e Vila do Conde encerram temporariamente albergues de peregrinos
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os albergues das cidades da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, distrito do Porto, que habitualmente dão apoio aos peregrinos que percorrem os Caminhos de Santiago, decidiram encerrar, temporariamente, as suas instalações.

A medida, que visa evitar a propagação da doença Covid-19, estará em vigor, em Vila do Conde, até 25 de março, sendo que na cidade vizinha da Póvoa de Varzim será feita, ainda, uma avaliação do período de encerramento.

O Albergue de Santa Clara, gerido pela Câmara Municipal de Vila do Conde, explicou, em comunicado, que a medida foi tomada porque as instalações "recebem diariamente um conjunto muito significativo de peregrinos de várias nacionalidades, muitos dos quais procedentes de países com uma elevada taxa de incidência de Covid-19".

"No Albergue de Santa Clara há um convívio próximo entre os peregrinos, por via dos quartos serem camaratas e as casas de banho serem partilhadas, situação de aumenta o risco de contaminação e disseminação da doença", pode ler-se no mesmo texto.

O município vila-condense antevê que esta decisão "causará transtorno aos peregrinos que vão procurar o albergue para pernoita", mas lembra que a "decisão tem por base o interesse e a salvaguarda da saúde e bem-estar comum".

Na Póvoa de Varzim, no Albergue S. José de Ribamar, no centro da cidade, gerido pela paróquia local, a medida foi igualmente tomada hoje, sendo que o período pelo qual as instalações serão encerradas ainda está em avaliação.

"Não faria sentido na cidade vizinha de Vila do Conde o albergue encerrar e nós continuarmos a funcionar. O que iria acontecer era uma transferência dos peregrinos. Compreendendo inconveniente que causa, mas é uma medida que tem ser tomada para a salvaguarda da saúde de todos", disse à Agência Lusa Nuno Rocha, responsável pela paróquia de S.José de Ribamar, na Póvoa de Varzim.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia.

A DGS indicou hoje que o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus que causa a doença Covid-19 subiu para 59, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira.

A região Norte continua a registar o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve (três cada).

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.