Portugal é bom aluno a tratar insuficiência renal, mas é preciso prevenir mais cedo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mar 2020 (Lusa) -- O presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia diz que Portugal é um bom aluno no tratamento dos doentes em estados mais avançados de insuficiência renal, mas que é preciso começar mais cedo a prevenir.

Em declarações à agência Lusa nas vésperas do Dia Mundial do Rim, que se assinala na quinta-feira, Aníbal Ferreira lembra que "Portugal é um excelente exemplo em relação ao tratamento dos doentes nos estadios mais avançados" e que é reconhecido por isso a nível internacional,

"A seguir a Espanha, somos o país que mais transplanta rins por milhão de habitantes", afirma o responsável, recordando que a hemodiálise tem cobertura em todo o país.

"Do que diz respeito aos estadios mais avançados, devemos estar todos muito orgulhosos pelo trabalho que tem vindo a ser feito nos hospitais pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), pelas faculdades e também com a colaboração das associações, quer médicas, quer associações de doentes", acrescentou.

O responsável sublinha, contudo, que é preciso começar mais cedo a prevenir, sobretudo porque as causas da insuficiência renal nos países desenvolvidos podem ser evitadas com alguns cuidados extra.

"É claro que precisamos de começar mais cedo a prevenir a insuficiência renal visto que as principais causas nos países desenvolvidos, onde felizmente Portugal se encontra, são a diabetes e a hipertensão", afirmou.

A diabetes é responsável por quase metade dos doentes em diálise e "um diagnóstico mais precoce e um acompanhamento mais sequencial, quer pelos médicos de família, quer pelos especialistas, poderá reduzir significativamente a necessidade de estes doentes virem a fazer diálise", defende.

Aníbal Ferreira chamou ainda a atenção para os novos medicamentos no mercado, há dois a três anos, que podem, simultaneamente, "tratar a diabetes, proteger o rim e tratar a insuficiência cardíaca".

"Provavelmente, nos próximos anos, vamos colher frutos desta intervenção terapêutica, que é extremamente promissora", disse.

O presidente da SPN disse ainda que o facto de Portugal ser dos países que tem mais doentes em diálise por milhão de habitantes, tendo em conta o envelhecimento da população, significa que "os doentes são tratados até muito tarde, têm uma esperança de vida maior" e que "há um investimento das populações, das famílias e das coletividades em acompanhar estes doentes".

"Temos doentes com 85 e 90 anos a fazer diálise. Alguns há mais de 10 ou 15 anos", exemplificou, sublinhado que esta situação também reflete o envelhecimento da população.

"Na Europa a 28, Portugal é quem tem a população mais idosa e isso reflete-se nos doentes com patologias crónicas, seja demências, seja insuficiências de outros órgãos, como a insuficiência renal", afirmou.

Portugal tem cerca de 12.500 doentes em diálise e 7.000 doentes transplantados. "É um número que, para o nosso país, é grande, mas também tem este aspeto positivo de significar que o SNS (uma vez que tudo isto é feito através dos hospitais públicos) está a funcionar no acompanhamento destes doentes e está a tratá-los corretamente", considerou.

Aníbal Ferreira defende que Portugal, em termos de prevenção, "claramente podia fazer mais e melhor, sobretudo nos estadios mais iniciais de desenvolvimento das patologias que vão levar à diabetes".

Este ano, o Dia Mundial do Rim volta ao apelo à prevenção dos grandes fatores de risco, como a diabetes e a hipertensão, como da automedicação com os analgésicos ou anti-inflamatórios, o controle, pelo menos uma vez por ano, dos valores das análises ao sangue e à urina.

Além do bom controlo destas patologias, Aníbal Ferreira chama a atenção ainda para a necessidade de controlar igualmente os hábitos alimentares para evitar a obesidade, não fumar e praticar exercício físico.

"Só assim é possível evitar a diabetes e melhorar a função renal", concluiu.

Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo tenham doenças renais de várias causas. Até um em cada dez adultos em todo o mundo tem doença renal crónica.

SO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.