Covid-19: Portugal e outros Estados-membros tiram lições de situação em Itália

| País
Porto Canal com Lusa

Zagreb, 06 mar 2020 (Lusa) -- Portugal e os outros Estados-membros da UE tiraram hoje lições da "experiência de gestão da crise" do novo coronavírus em Itália, país mais afetado no espaço comunitário, disse o chefe da diplomacia portuguesa.

Numa altura em que já existem cerca de 5.400 casos de Covid-19 na UE, dos quais 3.858 registados em Itália, o surto foi abordado no Conselho de Negócios Estrangeiros que decorreu na capital croata, em Zagreb, indicou à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

"O ministro italiano deu-nos uma informação muito precisa sobre o esforço que Itália está a fazer para conter o vírus, sobre a dimensão da situação em Itália e também sobre as lições que a experiência de gestão da crise em Itália podem trazer para os restantes Estados-membros", precisou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

"Praticamente todos os nós estamos hoje confrontados com essa epidemia e todos nós devemos aprender uns com os outros na gestão dessa epidemia", sustentou.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou mais de 3.450 mortos em todo o mundo, tendo infetado mais de 98 mil pessoas em pelo menos 86 países, incluindo nove em Portugal.

Em Itália, o Estado-membro da UE mais afetado, verificaram-se já 148 mortes, de acordo com dados divulgados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

Questionado pela Lusa se os ministros dos Negócios Estrangeiros adotaram alguns cuidados especiais devido ao Covid-19, Augusto Santos Silva notou que os chefes da diplomacia europeia optaram pela "sensatez".

"Temos as nossas autoridades de saúde a fazer recomendações, nós próprios fazemos recomendações aos nossos concidadãos e, portanto, o que eu digo é sempre a mesma coisa: eu cumpro as recomendações que eu próprio faço", referiu.

Sobre as recomendações da tutela aos portugueses fora do país, Augusto Santos Silva recordou que o Governo "recomenda vivamente" que "não se façam visitas de estudo ou excursões de crianças e jovens para Itália, seguindo a recomendação das próprias entidades italianas, e que quem se esteja a deslocar para ou em Itália siga, escrupulosamente, as informações e as orientações das entidades italianas".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros pede, também, "que se evitem deslocações não essenciais que as pessoas queiram fazer", apontou.

O governante adiantou que, para já, o Governo não tem conhecimento de "nenhum outro caso" de portugueses infetados pelo Covid-19 fora do país, além dos dois que foram detetados num cruzeiro no Japão. Destes últimos, um dos homens já teve alta hospitalar e o outro pediu privacidade.

ANE // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.