"Preferia jogar com o FC Porto de há um mês e meio" - treinador do Rio Ave

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Vila do Conde, Porto, 05 mar 2020 (Lusa) - O treinador do Rio Ave, Carlos Carvalhal, confessou hoje que "gostava de jogar com o FC Porto de há um mês e meio", pois evitava "um adversário motivado pela liderança" da I Liga portuguesa de futebol.

"Gostava de jogar com o FC Porto de há um mês e meio, como gostaria de ter jogado com o Benfica numa fase em que estavam menos bem, pois quando fomos ao estádio da Luz também estavam em primeiro. Agora, voltamos a encontrar uma outra equipa na liderança, o que é sempre um incentivo para o adversário", disse o treinador do conjunto vila-condense.

Para a visita ao estádio do Dragão, na 24.ª jornada da I Liga, Carlos Carvalhal antecipou "um dos jogos mais difíceis da época" para a sua equipa, elogiando os 'azuis e brancos' e realçando a boa série de resultados que têm protagonizado no seu reduto.

"É um FC Porto muito bem organizado e bem orientado, onde o Sérgio Conceição tem feito um excelente trabalho com os recursos que tem. Em casa é a equipa mais forte do campeonato, pois perdeu apenas com o Sporting de Braga, de resto tem dez vitórias em onze jogos", vincou o técnico.

Ainda assim, o treinador da formação de Vila do Conde lembrou que o plantel que orienta "tem o compromisso de, independentemente do adversário, disputar qualquer jogo para vencer".

"Temos de respeitar aquilo que nos tem levado a fazer um campeonato que na minha ótica é brilhante para o Rio Ave. Fizemos 25 pontos na primeira volta, estamos a perseguir esses mesmos pontos para a segunda volta e estamos bem encaminhados para isso", disse Carlos Carvalhal.

Questionado sobre as debilidades do adversário deste sábado, o treinador do Rio Ave considerou que "uma equipa que vai à frente no campeonato, e que só perdeu um jogo em casa, tem poucas fragilidades e muitos pontos fortes", mas mostrou-se mais preocupado com aquilo que o seu conjunto tem de fazer.

"A minha experiência diz-me que quanto mais olhas para o adversário menos jogas o teu futebol. Claro que temos preocupações em alguns aspetos do FC Porto, mas isso não vai desvirtuar a nossa forma de jogar. Cumpre-nos impor o nosso jogo, e estar preparados para um adversário que entra forte e é muito pressionante nos minutos iniciais", concluiu Carlos Carvalhal.

O conjunto da foz do Ave vem de oito jornadas consecutivas sem perder do campeonato, e se conseguir prolongar essa série no desafio com o FC Porto, iguala um recorde no clube, conseguido na época de 1981/82, quando a equipa, então orientada por Félix Mourinho, pai de José Mourinho, esteve nove rondas seguidas sem derrotas.

Nesta deslocação ao Dragão, as opções de Carlos Carvalhal estão limitadas para o meio-campo, uma vez que Filipe Augusto está castigado, e Al Musrati, Diego Lopes, e Lucas Piazon, a recuperar de lesão, ainda estão em dúvida.

Também de fora ficam o castigado Matheus Reis e o lesionados Jambor.

O Rio Ave, quinto classificado com 37 pontos, joga este sábado no estádio do Dragão frente ao líder do campeonato FC Porto, com 59, numa partida agendada para as 20:30.

JPYG // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): Taça de Portugal já mora no Museu dos 'Dragões'

A 19.ª Taça de Portugal de hóquei em patins já mora no Museu FC Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa esteve na galeria da história azul e branca para receber mais um troféu. Ladeado pelos obreiros da vitória do passado domingo, com a qual vibrou “imenso”, o presidente portista felicitou “um grupo fantástico”, lembrou Ilídio Pinto como “o grande impulsionador” da modalidade no clube, elogiou o filho Eurico “que colocou a secção no topo a vencer tudo”, prometeu continuar a acompanhar a equipa “quando deixar de ocupar” a presidência e deixou um apelo: “Continuem a ser vocês mesmos, a serem vitoriosos e uns grandes atletas do FC Porto”.

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o dérbi da Invicta no Estádio do Dragão

Dérbi da 33.ª jornada da Liga joga-se dia 12 de maio (domingo, 20h30) no Estádio do Dragão.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.