Credores votam esta terça-feira plano de viabilidade do produtor de cogumelos Sousacamp

Credores votam esta terça-feira plano de viabilidade do produtor de cogumelos Sousacamp
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os credores do produtor de cogumelos Sousacamp votam, esta terça-feira, o plano de viabilização da empresa, que prevê uma redução de 90 dos 450 trabalhadores e o perdão de 40 dos 60 milhões de euros de dívida.

A Assembleia de Credores marcada para hoje à tarde no tribunal de Vila Flor, em Trás-os-Montes, já foi adiada duas vezes a pedido do administrador judicial, justificando com negociações para ajustar o plano às necessidades do grupo com sede (Varandas de Sousa) em Benlhevai (Vila Flor), e empresas em Paredes e Vila Real.

Os maiores credores e decisivos na votação são o Novo Banco, a Caixa Agrícola e o IFAP- Instituto de Financiamento Agrícola e Pescas.

A proposta de viabilização que está em análise e para votação na Assembleia de Credores é da gestora de capital de risco CoReEquity, que obteve, em dezembro, autorização da Autoridade da Concorrência para entrar no capital do grupo transmontano.

A entrada do novo investidor e a concretização da intenção de aquisição está dependente da aceitação ou não da atual proposta de viabilização, que vai ser votada hoje à tarde.

Aquele que é considerado o maior produtor de cogumelos da Península Ibérica já teve outra proposta de aquisição que foi rejeitada pela Assembleia de Credores.

O novo plano de viabilização contempla a dispensa, por mútuo acordo, de 90 trabalhadores, a maior parte na unidade de Paredes, e cerca de seis trabalhadores, em Benlhevai, na sede da empresa para onde está projetado acabar com a produção do composto para produção de cogumelos.

A decisão de dispensar trabalhadores está a ser contestada pelos visados com o apoio do sindicato do setor, o SINTAB, que prometem continuar a protestar à porta do Tribunal de Vila Flor, durante a assembleia.

O processo em curso diz respeito à Varandas de Sousa, a empresa-mãe que arrastou todo o grupo e que se encontra em insolvência desde 2018.

A falência do BES, no verão de 2014, marcou o início da queda do grupo Sousacamp.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.