Nadador chinês Sun Yang suspenso por oito anos pelo TAS

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lausana, Suíça, 28 fev 2020 (Lusa) -- O chinês Sun Yang, tricampeão olímpico de natação, foi suspenso por oito anos pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), por ter destruído amostras durante um controlo antidoping surpresa, anunciou hoje o organismo.

De acordo com o TAS, ficou provado que Sun Yang, de 28 anos, destruiu com um martelo amostras de sangue e urina e não respeitou as credenciais de um agente de controlo antidoping, num incidente ocorrido em setembro de 2018.

Inicialmente, o nadador chinês foi punido apenas com uma advertência pela Federação Internacional de Natação, mas a Agência Mundial Antidopagem recorreu do castigo para o TAS.

Em declarações à agência chinesa Xinhua, Sun Yang considerou o castigo "injusto" e anunciou que vai recorrer, sendo o tribunal federal suíço a única instância possível para o fazer.

"Acredito firmemente na minha inocência. Vou fazer tudo para que o maior número possível de pessoas saiba a verdade", disse o nadador.

A suspensão implica que o atleta, tricampeão olímpico e 11 vezes campeão mundial, vai falhar os Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas mantém as medalhas de ouro conquistadas nos Mundiais de natação de Gwangju, em 2019, prova que decorreu já depois do incidente.

Sun Yang já tinha enfrentado uma suspensão de três meses em 2014, por ter acusado uma substância que era considerada estimulante.

Yang, o primeiro campeão olímpico chinês de sempre na natação, conquistou medalhas de ouro nos 400 e 1.500 metros livres, em Londres2012, e nos 200 metros livres, no Rio2016, além de 11 títulos mundiais, em 2011, 2013, 2015 e 2017 e 2019.

LG // RPC

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O projeto de André Villas-Boas para o FC Porto

32.º presidente do clube toma posse na terça-feira às 12h00

FC Porto B: Domingo cinzento na Choupana. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto desperdiçou uma oportunidade de entrar no top-5 da Liga Portugal 2 e regressou da Choupana sem pontos após sofrer um desaire contra o Nacional, na Madeira, por 4-0. Depois de uma vitória em casa do terceiro classificado AVS (2-0) e de um empate caseiro frente ao comandante Santa Clara (2-2), os “bês” portistas tropeçaram no reduto do vice-líder e mantêm-se no sétimo lugar com os mesmos 44 pontos - menos dois do que o Tondela, que é quinto.

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.