Cavaco alerta para forma "muito negativa" como investidores reagem à reestruturação da dívida

Cavaco alerta para forma "muito negativa" como investidores reagem à reestruturação da dívida
| Política
Porto Canal

O Presidente da República alertou hoje para a "forma muito negativa" como os investidores estrangeiros reagem quando ouvem falar em reestruturação da dívida, porque a ligam a "perdão" e "assustam-se" em relação a possíveis investimentos no país.

Questionado como está a acompanhar o debate que tem ocorrido nas últimas semanas a propósito da reestruturação da dívida, o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva lembrou que já abordou a questão na mensagem de Ano Novo de 2013, acrescentando apenas que quando se os investidores estrangeiros ouvem falar em reestruturação da dívida "reagem de forma muito negativa".

"Sobre essa matéria escrevi aquilo que penso no texto da mensagem de Ano Novo de 2013 e em relação a isso só posso acrescentar que, quando me tenho encontrado ao longo dos tempos com investidores estrangeiros, quando ouvem falar na palavra reestruturação reagem de forma muito negativa. Tenho constatado de facto isso, porque imediatamente ligam essa palavra a perdão de dívida e, portanto, assustam-se em relação a possíveis investimentos no país", disse o Presidente da República.

+ notícias: Política

Temido quer plano europeu para habitação acessível e alerta para ameaças

A cabeça de lista do PS às europeias defendeu esta quinta-feira um plano europeu para habitação acessível, avisando que o projeto europeu está sob inúmeras ameaças e que a AD e a sua família política “representam uma agenda de retrocesso”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".