CDU candidata Dinis Silveira à Câmara de Ovar

| Política
Porto Canal / Agências

Ovar, 16 jun (Lusa) - O antigo operário fabril Dinis Silveira apresentou no sábado à noite a sua candidatura pela CDU à presidência da Câmara de Ovar nas eleições autárquicas deste ano, assumindo a defesa do hospital local como uma das suas prioridades.

O candidato, que falava perante uma plateia de militantes e apoiantes, prometeu lutar para que o hospital de Ovar se mantenha público e assegure cuidados de saúde de qualidade e em tempo útil aos seus utentes.

"Um hospital que teve um investimento de milhões de euros, saudável financeiramente e com um serviço de excelência na esfera pública não pode ser entregue de mão beijada a qualquer grupo privado de saúde", afirmou.

A luta pela recuperação do controlo municipal da água, a defesa da orla costeira e o desenvolvimento de uma rede pública de transportes municipais a preços acessíveis à população são outras das apostas da candidatura da CDU.

Dinis Silveira, de 67 anos, é membro do PCP desde 1975 e atualmente faz parte da concelhia de Ovar do PCP.

Foi dirigente sindical do Sindicato das Indústrias Elétricas do Centro e membro do Secretariado Nacional da Federação das Indústrias Elétricas.

No plano do associativismo, foi membro da Comissão Instaladora da Habitovar e ocupou cargos diretivos na Associação Recreativa e Cultural da Ponte Nova, no Clube Desportivo do Furadouro e no Clube Desportivo de Cortegaça.

Além de Dinis Silveira, a CDU anunciou o nome de Miguel Jeri, de 26 anos, como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Ovar.

A Câmara de Ovar está sob a liderança do PS desde 1993.

O atual presidente da autarquia, Manuel Oliveira, decidiu não se recandidatar ao terceiro mandato, levando os socialistas a escolher o vereador Vítor Ferreira como cabeça de lista do partido para as autárquicas deste ano.

Os sociais-democratas, que se apresentaram nas eleições anteriores em coligação com o CDS, concorrem desta vez sozinhos com uma lista encabeçada pelo vereador Salvador Malheiro.

Pedro Rodrigues, do Bloco de Esquerda, é outro dos candidatos já anunciados.

Nas últimas autárquicas em Ovar, o PS conseguiu 13.837 votos (48,98%), conquistando quatro mandatos, enquanto a coligação PSD/CDS obteve 9.412 votos (33,31%), elegendo três vereadores.

O Bloco de Esquerda e a CDU conseguiram, respetivamente, 2.657 votos (9,4%) e 1.373 votos (4,86%), não conseguindo eleger um vereador.

JYDN // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Seguro e Ventura marcam lugar na segunda volta em noite de derrota pesada para Marques Mendes

António José Seguro e André Ventura foram os vencedores da primeira volta das presidenciais de domingo, marcando presença na disputa de 08 de fevereiro, numa eleição em que Luís Marques Mendes registou para o PSD o pior resultado de sempre em atos eleitorais.

Presidenciais. Pedro Duarte manifesta apoio a António José Seguro na segunda volta

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, manifestou o seu apoio pessoal ao candidato a Belém António José Seguro na segunda volta das presidenciais no dia 8 de fevereiro.

Presidenciais. Votos nulos superaram os votos em branco pela primeira vez

Pela primeira vez em presidenciais desde o 25 de Abril, o voto nulo superou o voto em branco, numas eleições em que os boletins tiveram o maior número de candidatos de sempre e três nomes que não foram aprovados.