Assembleia Municipal de Matosinhos manifesta apoio à unidade de cuidados Kastelo

Assembleia Municipal de Matosinhos manifesta apoio à unidade de cuidados Kastelo
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Assembleia Municipal de Matosinhos expressou “solidariedade e apoio” à Associação NoMeioDoNada, que gere a Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos – Kastelo, que está a ser investigada por alegados maus-tratos.

“Expressar à Associação NoMeiodoNada, nomeadamente aos pais/mães/encarregados/as de educação das crianças ali cuidadas, a sua total solidariedade e apoio, na certeza que os acontecimentos recentes representarão dores de crescimento e reforçarão os laços que unem os seus associados”, refere a recomendação do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), aprovada por maioria na reunião deste órgão deliberativo, na segunda-feira à noite.

Os deputados municipais eleitos recomendaram ao executivo municipal, liderado pela socialista Luísa Salgueiro, que “tudo faça ao seu alcance e no estrito cumprimento das suas competências” para ajudar a associação e a unidade a cumprir as funções para que foi criada e a resolver os problemas que venham a ser identificados.

No início deste mês, o Ministério Público indicou estar a investigar denúncias de negligência e maus-tratos na unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos, num processo ainda em segredo de justiça.

Por seu lado, a direção da unidade de cuidados continuados negou e “repudiou veemente” as acusações de negligência e maus-tratos por parte da Operação Nariz Vermelho, tendo apresentado uma queixa por “difamação e assédio moral”.

A presidente da câmara reafirmou ter participado às entidades competentes denúncias que lhe chegaram sobre a instituição, tal como lhe competia.

Contudo, Luísa Salgueiro lembrou que acompanhou o projeto desde a primeira hora e mantém com o Kastelo uma “relação profunda”, esperando que este passe esta fase rapidamente.

“Estive inúmeras vezes na instituição e tudo o que vi foi carinho, dedicação e competência, tendo confiança nas instituições que estão a fazer as averiguações”, sublinhou.

Na justificação do voto favorável, o deputado do PSD Pedro da Vinha Costa explicou não só estar solidário com o Kastelo como esperar que resista “às tentações de tomada de poder interno que podem explicar muito do que está a acontecer”.

O voto de solidariedade à associação e à unidade não tenciona, em qualquer momento, condicionar as instituições, adiantou o socialista Carlos Mouta.

Assumindo que “há que dar espaço” às autoridades para fazerem o seu trabalho, o deputado elogiou a missão desta infraestrutura e lembrou que é uma resposta única no país.

Já os deputados do BE adiantaram que a abstenção não significa que não estejam solidários com a unidade de cuidados continuados, mas como existe uma investigação em curso consideraram não dever envolver-se.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.