PS quer que deputados visitem depósito das obras de Miró para conhecer espólio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) - O Grupo Parlamentar do Partido Socialista requereu hoje, no parlamento, uma visita da Comissão de Educação, Ciência e Cultura ao depósito das 85 obras de Joan Miró do ex-Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado em 2008.

O pedido foi entregue ao presidente da comissão, Abel Batista, na sequência da audição do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, para prestar esclarecimentos sobre o processo de classificação das obras de Joan Miró e a autorização da sua saída do país para um leilão em Londres.

O leilão das obras, atualmente detidas pela Parvalorem - sociedade anónima de capitais públicos, criada em 2010 pelo Estado para gerir os ativos e recuperar créditos do universo do BPN - foi cancelado em fevereiro pela Christie´s, que não considerou a venda segura, tendo entretanto anunciado novo leilão para junho.

Os 85 quadros de Miró do antigo BPN regressaram a Lisboa no final de fevereiro e encontram-se depositados num cofre-forte da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

No requerimento enviado ao presidente da comissão, o PS justifica que, "desde o anúncio da venda das obras de Miró por decisão do atual executivo, que tem vindo a ser promovida uma extensa discussão em torno dos contornos legais e substantivos desta venda, que, aliás, culminou no adiamento do primeiro leilão por falta de garantia do total cumprimento dos procedimentos legais existentes no ordenamento jurídico" português.

"Nesse sentido, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista requer a realização de uma visita ao local do depósito das 85 obras por parte dos deputados integrantes da comissão, de forma a conhecer este espólio e avaliar as reais consequências da sua alienação para o património cultural português", indica ainda o documento.

O PS, o PCP, o Bloco de Esquerda e "Os Verdes" têm desenvolvido várias iniciativas parlamentares contra a venda do acervo Miró, nomeadamente pedidos de audição das partes envolvidas, como a Secretaria de Estado da Cultura, e a Parvalorem.

Também foram feitos pedidos de esclarecimento ao Ministério das Finanças, e propostas de projetos de lei para a inventariação e classificação das obras, entretanto chumbadas.

Jorge Barreto Xavier, anunciou hoje, no parlamento, que pediu ao Ministério das Finanças um inventário de todo o acervo de obras de arte do ex-BPN.

As 85 obras do artista catalão Joan Miró ficaram envoltas em polémica desde que se tornou pública, no final de 2013, a intenção de venda, pelo Estado, e o surgimento de uma petição pública, assinada por mais de 10 mil pessoas, defendendo a sua manutenção no país.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.