Vírus: Avião que transporta portugueses vindos da China já aterrou em França

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 02 fev 2020 (Lusa) - O Airbus A380 que transporta os 17 portugueses retirados da cidade chinesa de Wuhan, foco do novo coronavírus, já aterrou no aeroporto da cidade francesa de Marselha, noticiou a agência France-Presse.

A bordo deste avião estão 350 cidadão europeus, entre eles 17 portugueses.

Os portugueses vão ser agora transportados para Portugal por um avião da Força Aérea, desconhecendo-se, para já, a hora de chegada.

A China elevou hoje para 304 mortos e mais de 14 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

As Filipinas anunciaram também hoje a morte de um cidadão de nacionalidade chinesa, vítima de uma pneumonia causada pelo coronavírus, a primeira vítima fatal fora da China.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

O avião que partiu de Wuhan, cidade chinesa colocada sob quarentena devido ao novo coronavírus, para retirar cidadãos europeus, incluindo 17 portugueses, chega hoje a França às 14:00 (13:00 em Lisboa), segundo fonte da embaixada portuguesa em Pequim.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar instalações onde os portugueses provenientes de Wuhan possam ficar em "isolamento profilático" voluntário. O Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e o Hospital Militar, no Porto, serão as unidades a recebê-los.

FAC // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.

O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?

Os meteoros são pequenos fragmentos rochosos que se deslocam no espaço a uma velocidade entre os 10 a 40 quilómetros por segundo.