Estaleiros: "Todas as pessoas sofreram uma derrota" - União de Sindicatos

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 mar (Lusa) - A União de Sindicatos de Viana do Castelo (USVC) disse hoje no parlamento que todos os trabalhadores dos estaleiros de Viana "sofreram uma derrota" com o desenrolar do processo, que para muitos foi a situação "mais triste" de toda uma vida.

"Todas as pessoas sofreram uma derrota. Isso é inquestionável. O sentimento é de revolta. Foi a situação mais triste da nossa vida, mesmo nos mais novos", disse Branco Miranda, da USVC, em declarações na comissão de inquérito sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Branco Miranda lembrou aos deputados que esteve mais de 40 anos na empresa e reconheceu a "mágoa" que foi passar por este processo.

Na comissão, que durou cerca de duas horas, a união de sindicatos reforçou a tristeza pela saída do Estado da empresa mas frisou que "ninguém foi violentado a sair" e praticamente todos os trabalhadores aderiram ao processo de rescisões amigáveis.

Os partidos procuraram traçar junto dos sindicalistas uma retrospetiva dos últimos anos de funcionamento dos estaleiros, procurando por exemplo saber a partir de que momento os trabalhadores começaram a sentir que algo poderia estar menos bem com a empresa, nomeadamente com a carteira de encomendas.

"Nos finais de 2008, começos de 2009, começamos a aperceber-nos que algo de mau iria suceder com a empresa", admitiu Branco Miranda perante os parlamentares.

A comissão de inquérito foi criada potestativamente após proposta dos deputados do PCP, do BE e de deputados do PS e tem no seu objeto que deve "indagar" as "circunstâncias e os termos em que foi decidida pelo Governo a extinção da empresa", com o despedimento de todos os seus trabalhadores, e em que foi efetuada a concessão dos respetivos terrenos ao grupo Martifer.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Câmara de Viana do Castelo garante que ligação rodoviária ao Porto avança ainda em 2024

O novo autocarro que ligará, diariamente, Viana do Castelo à cidade do Porto deverá arrancar ainda no presente ano, escreve, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias, citando o anúncio feito pelo presidente da região do Alto Minho, Luís Nobre.