Metro do Porto estuda solução para antigo corredor ferroviário da Trofa

Metro do Porto estuda solução para antigo corredor ferroviário da Trofa
| Política
Porto Canal com Lusa

O Ministério do Ambiente e Ação Climática revelou hoje que a Metro do Porto está a estudar uma solução para o corredor ferroviário da Trofa, sublinhando ser da área metropolitana a decisão sobre futuros investimentos na expansão da rede.

"Tal como foi afirmado no Parlamento, foram dadas indicações à empresa Metro do Porto para a realização de um estudo para o antigo corredor ferroviário da Trofa, que contemple a sua reabilitação física e a eventual instalação de um modo de transporte coletivo", adiantou hoje, em resposta escrita enviada à Lusa, o Ministério.

Acrescenta que a "decisão sobre os investimentos na expansão da rede de metro e metrobus é agora da Área Metropolitana do Porto (AMP), da qual a Câmara Municipal da Trofa faz parte".

Assumindo que o "estudo agora em desenvolvimento será certamente considerado na solução que a AMP vier a propor", o Ministério precisou ser, agora, "esta uma decisão dos municípios".

Contactada pela Lusa, fonte da Metro do Porto adiantou que a empresa se comprometeu hoje a apresentar esse estudo no prazo de quatro meses.

A 14 de julho de 2017, 15 anos depois de ter sido retirado o comboio de via estreita, a Câmara da Trofa submeteu uma ação contra o Estado e contra a Metro do Porto, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, reclamando o não cumprimento da expansão da linha do metro até à Trofa, que estava consagrada desde o projeto inicial.

Das quatro linhas originárias da primeira fase do metropolitano, projetadas em 1996 no Sistema de Metro Ligeiro da AMP e construídas pela Metro do Porto, só a linha Campanhã/Maia (ISMAI)/Trofa não foi construída em toda a sua extensão.

Desde fevereiro de 2002 que o serviço ferroviário na linha da CP da Trofa está fechado, encerramento justificado com o argumento de tal permitir a construção da linha do metro, sobre o ramal existente, nomeadamente a ligação da Estação da Trindade (Porto) à Trofa.

O ministro João Pedro Matos Fernandes comprometeu-se na semana passada, em audição parlamentar, a dar indicação à Metro do Porto, no prazo de uma semana, para um estudo prévio para encontrar uma solução para o fim da linha de comboio da Trofa.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.