Histórico Comboio Presidencial viaja do Entroncamento a Famalicão no dia 27

| País
Porto Canal / Agências

Famalicão, 18 mar (Lusa) - O histórico Comboio Presidencial, utilizado pelos Chefes de Estado e suas comitivas nas deslocações pelo país entre 1910 e 1970, vai fazer uma viagem entre o Entroncamento e Famalicão, a 27 de março, informou hoje fonte municipal.

Em comunicado, a Câmara de Famalicão refere que se trata da primeira viagem daquele comboio ao norte de Portugal, após ter sido objeto de um "profundo" processo de restauro que o habilita a circular na rede ferroviária nacional.

A iniciativa é promovida pela Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) e pela Câmara de Vila Nova de Famalicão, tendo como objetivo a promoção e fruição daquele património dos caminhos ferro.

O comboio Presidencial ficará parado na estação de Famalicão entre as 15:00 e as 17:00, onde estará disponível para visitas.

Esta viagem destina-se apenas a convidados, mas a FMNF já está numa fase de ensaio de um modelo de exploração do Comboio Presidencial enquanto produto turístico estratégico, que se prevê que possa arrancar em breve.

Herdeiro dos veículos adquiridos em 1890 para o Comboio Real, o Comboio Presidencial foi sofrendo alterações ao longo dos anos, até ter sido desafetado deste serviço, em 1970.

A FMNF procedeu ao restauro global do Comboio Presidencial, tendo os seis veículos que formam a composição sido totalmente reabilitados.

Para além da revisão estrutural, procedeu-se à conservação e restauro de todo o património integrado, nomeadamente ao nível da reconstituição dos interiores e da recuperação de revestimentos e equipamentos, a par da reprodução de alguns objetos em falta, em função de modelos existentes na década de 70.

O restauro da composição presidencial teve início em 2009 e ficou concluído em fevereiro de 2013.

Sempre que a programação de passeios o permita, o comboio ficará em exposição nas futuras instalações do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

VCP // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".