Câmara de Viseu combate ligações ilegais às rede de água e saneamento

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 mar (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, pediu hoje ajuda aos presidentes de juntas de freguesia para a campanha de regularização de ligações ilegais às redes de água e saneamento, que decorre até ao final de abril.

O concelho de Viseu tem 97% de cobertura de água ao domicílio e 94% de saneamento.

"A infraestrutura está feita, mas temos algumas freguesias em que não chega a 40% a taxa de penetração versus habitações, quer no domínio da água, quer do saneamento", lamentou Almeida Henriques (PSD), em declarações aos jornalistas.

Segundo o autarca, mesmo nas freguesias com melhores resultados essa taxa não ultrapassa os 80%, "o que significa que há uma margem de progressão muito grande, face ao investimento que foi feito nas últimas décadas no domínio da água e do saneamento".

Neste âmbito, o município está a desenvolver uma campanha para sensibilizar as pessoas a ligarem-se voluntariamente às redes.

"Passados estes 60 dias que estão a decorrer, com a colaboração dos presidentes de junta, vamos ter de entrar numa fase mais complicada, de aplicar coimas", avisou.

Almeida Henriques contou ter sido alertado pelos presidentes de junta para a necessidade de rever o regulamento de taxas e ligação de água e saneamento.

"Entendemos que é preciso baixar a taxa de ligação, sobretudo para pessoas mais carenciadas. Vamos procurar durante esta campanha já começar a praticar taxas mais baixas para famílias carenciadas", referiu.

Segundo o autarca, em casos devidamente comprovados, pode ser mesmo permitida a isenção de taxas, "para que nenhuma família, pelo facto de estar em situação de carência", deixe de ter água ao domicílio e ligação aos esgotos.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Zelensky visita Portugal esta semana após passagem por Espanha

Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, vai estar em Portugal esta semana e deve chegar ao país na terça-feira. De recordar que a visita à Península Ibérica por parte do presidente ucraniano estava prevista para meados deste mês, mas não aconteceu.

Três pessoas detidas por especulação para concertos de Taylor Swift. Bilhetes a 1500 euros

Três pessoas foram detidas por tentarem vender bilhetes para os concertos da cantora norte-americana Taylor Swift em Portugal com um valor superior ao estipulado, revelou este sábado a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Sismo foi sentido esta madrugada na Terceira

Um sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter foi sentido esta mdrugada na Terceira, no âmbito na crise sismovulcânica em curso na ilha, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).