Oito restaurantes portugueses com estrelas Michelin recebem chefes premiados

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 18 mar (Lusa) -- Oito restaurantes portugueses com estrelas Michelin vão receber cozinheiros premiados de todo o Mundo, na "Rota das Estrelas", um festival gastronómico internacional que vai percorrer o país até novembro.

O evento gastronómico, que vai na quinta edição, arranca já esta quarta-feira, no 'Il Gallo d'Oro' (uma estrela Michelin, Funchal), com a participação de 16 'chefs', na sua maioria de restaurantes com estrelas Michelin.

Benoît Sinthon é o anfitrião da primeira "etapa" do festival, que decorre na Madeira até dia 25, e promove jantares gourmet e volantes, com cozinha ao vivo, visitas, provas de vinho e workshops sobre queijos exclusivos portugueses.

Segundo a organização, os jantares contarão com "produtos regionais onde prima a frescura e a sazonalidade e ingredientes da mais alta qualidade provenientes do mundo, além de uma seleção dos mais exclusivos vinhos portugueses".

Pela primeira vez, será organizado um concurso -- "à descoberta do talento" -, em que seis finalistas enfrentam um júri de quatro chefes que irá eleger o vencedor depois de uma prova de cozinha aberta ao público, no Mercado dos Lavradores, no Funchal.

Depois da Madeira, o roteiro prossegue no 'Eleven' (Lisboa), a 02 e 03 de maio, e depois no 'The Yeatman' (Vila Nova de Gaia), entre 05 e 07 de junho. No mesmo mês, nos dias 20 e 21, é a 'Fortaleza do Guincho' (Cascais) que recebe o evento.

A 19 e 20 de setembro, o 'Feitoria' (Lisboa) é o anfitrião da "Rota das Estrelas", que viaja para o 'Largo do Paço' (Amarante) a 17 e 18 de outubro, rumando depois ao 'L'And' (Montemor-o-Novo), a 22 e 23 de novembro.

Também o 'Vila Joya' (Algarve), que, juntamente com o 'Ocean', é um dos dois restaurantes portugueses com duas estrelas Michelin, participa no roteiro, mas ainda sem data marcada.

O roteiro surgiu em 2010 como uma iniciativa privada com o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se oferece na alta gastronomia portuguesa, identificada como "um fator de diferenciação" a nível turístico como alternativa aos tradicionais produtos sol e praia. A iniciativa juntou vários grupos hoteleiros e restaurantes com estrelas Michelin, criando assim o conceito de rota.

Inicialmente, o objetivo era a promoção nacional, mas "teve uma grande aceitação" e começou a atrair "interesse internacional", levando ao convite de chefes estrangeiros, nomeadamente dos "principais mercados emissores de turistas", disse à Lusa fonte da organização.

JH // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.