Alunos da Secundária da Trofa em greve para reivindicar melhores condições

| Norte
Porto Canal / Agências

Trofa, 13 mar (Lusa) - Cerca de duas centenas de alunos da Escola Secundária da Trofa fizeram hoje greve para reivindicar melhores condições e o retomar de obras neste estabelecimento de ensino, onde alguns estudantes têm aulas em contentores prefabricados.

"Recentemente os testes intermédios foram realizados em contentores. A direção disse ter escolhido esse local porque era um local com menos barulho e mais isolado, mas os alunos vieram ter connosco [Associação de Estudantes] e queixaram-se de falta de condições necessárias para uma prova tão importante como esta", explicou, em declarações à Lusa, o presidente da Associação de Estudantes da Secundária da Trofa, Miguel Guimarães.

A greve decorreu durante o período de aulas da manhã e foi, disse o dirigente associativo, essencialmente "simbólica", pois a Associação de Estudantes Secundária da Trofa reconhece que a atual direção, que tomou posso este ano letivo, "tem sido ativa e está atenta ao que se passa".

"Quisemos marcar a nossa posição mas sem prolongar muito o nosso protesto. Apenas queremos alertar que as obras pararam e nunca mais recomeçaram. Por fora a escola é bonita mas atrás há muitas obras que ficaram por fazer", referiu Miguel Guimarães.

Outra das reivindicações referidas pela Associação de Estudantes prende-se com a falta de condições no ginásio e com o facto de, segundo alegou o presidente da estrutura estudantil, "muitas casas de banho estarem constantemente fechadas".

"Nos dias em que chove com intensidade os alunos não têm condições para fazer educação física no ginásio. Grande parte das vezes dão-nos ordens para fazer outras atividades. Os problemas são o piso que é escorregadio e o telhado que não tem condições", frisou ainda.

A agência Lusa contactou a direção da Escola Secundária da Trofa mas até ao momento não foi possível obter qualquer reação.

PYT // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Famalicão vai ampliar e remodelar escola básica

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai ampliar e remodelar a Escola Básica do 1º Ciclo Senador Sousa Fernandes, popularmente conhecida como Escola Primária de Mões.

Estudo conclui que número de alunos no ensino profissional quadruplicou em duas décadas

O ensino profissional em Portugal cresceu exponencialmente em duas décadas, com quatro vezes mais alunos em 2016 do que em 1995, mas as mudanças no mercado de trabalho exigem o reforço da aposta, segundo um estudo divulgado este sábado.

ASAE apreende mais de cinco toneladas de produtos de pesca congelado em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Brigada Especializada das Indústrias de Produtos de Origem Animal fiscalizou 5.140 kg de produtos de pesca congelados num entreposto frigorífico em Ílhavo, no distrito de Aveiro, informou a entidade em comunicado enviado às redações.