Governo turco ordena inquérito a médicos que assistiram manifestantes

| Política
Porto Canal / Agências

Istambul, 14 jun (Lusa) -- O Governo turco ordenou a abertura de inquéritos aos médicos que assistiram os manifestantes desde o início do movimento de contestação ao primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, denunciou hoje a União dos Médicos da Turquia (TTB).

"O inspetor-chefe do Ministério da Saúde, Izzet Tasçi, fez saber, numa mensagem com data de 13 de junho e dirigida à Câmara dos médicos de Istambul, que ordenou um inquérito às enfermarias improvisadas que forneceram assistência médica aos resistentes [numa referência aos manifestantes]" em Istambul, afirmou, em conferência de imprensa, Osman Ozturk, um dos responsáveis da TTB.

"Pediu-nos para enviar com urgência a lista dos nomes dos que trabalharem nessas enfermarias, e dos doentes que foram assistidos", acrescentou o médico.

Centenas de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e estudantes de medicina prestaram apoio aos milhares de feridos e pessoas afetadas pelo gás lacrimogéneo desde o início do movimento de contestação no Parque Gezi, que se iniciou em 28 de maio em protesto contra o corte de árvores para depois assumir um amplo movimento de contestação ao Governo após violenta intervenção policial.

Na conferência de imprensa, Ozturk assegurou que a sua organização "não fornecerá nenhum nome de doentes ou de colegas médicos ao ministério", enquanto o Ministério da Saúde, questionado pela agência noticiosa AFP, não se pronunciou sobre a existência deste inquérito.

O último balanço publicado na quarta-feira pela TTB refere que os protestos na Turquia provocaram quatro mortos, três manifestantes e um polícia, e cerca de 7.500 feridos, incluindo 50 em estado grave.

PCR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".