Polícia Judiciária desmantela organização que produzia liamba para exportar

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma organização que se dedicava à produção em larga escala de liamba para exportação para diversos países da Europa Central e deteve três pessoas, de nacionalidade estrangeira.

A investigação, feita através da Diretoria do Norte da PJ, teve início com a deteção de uma encomenda expedida para a Alemanha, e posterior detenção de uma pessoa, de nacionalidade estrangeira, e a identificação de dois locais de produção, refere a PJ.

"Num desses locais, um armazém industrial a sul do Porto, entretanto abandonado pela organização, foi apreendido estupefaciente e relevantes meios de prova e posteriores diligências permitiram a localização e vigilância de um segundo armazém industrial, também nas proximidades do Porto", adianta.

Neste segundo armazém e numa busca realizada na sexta-feira, foram apreendidos, de acordo com a polícia, "cerca de 5.300 pés de plantas de cannabis sativa, em diferentes estados de crescimento, divididos em nove estufas autonomizadas, respetivos sistemas de aquecimento, extração de ar e ventilação, num processo altamente sofisticado de produção e acondicionamento em vácuo, para posterior exportação de liamba".

A PJ deteve nessa sexta-feira mais duas pessoas, uma homem e uma mulher.

Os detidos, presentes à Autoridade Judiciária, ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva, acrescenta a polícia.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.