Info

"Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", de Mark O'Rowe, estreiam-se no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 nov 2019 (Lusa) -- Um segredo de família e a violência verbal, psicológica e doméstica são o mote da peça "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", do dramaturgo irlandês Mark O'Rowe, que se estreia na próxima quinta-feira, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

"O argumento do texto assenta precisamente nisso [no segredo de família] e num tipo de violência latente que vai estando por debaixo dos diálogos", desvendou hoje o encenador João Cardoso, após o ensaio para a imprensa, que descreveu a peça "inquietante" com "violência verbal e psicológica".

Em toda a peça, escrita em 2014, há uma "constante inquietação" e "tensão", descreve João Cardoso.

"É uma violência que existe entre as pessoas, porque, como têm uma coisa a ocultar, aquilo que vai acontecer é que acabamos por despejar essa violência nos outros, e cada um vai sofrendo essa violência", descreveu João Cardoso, referindo que a maior parte das coisas são "lidas sem serem ditas" aos espetadores.

A peça divide-se em dois atos e seis cenas, conta com cinco personagens e toda a ação desenrola-se na sala de estar da casa de família, onde os diálogos, por vezes frenéticos, outras vezes pontuados por silêncios e sussurros, são a característica que se destaca na dramaturgia de João Cardoso.

O espetáculo "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", que fica patente do Teatro Carlos Alberto (TeCA) de 21 a 30 de novembro, é uma das cinco peças de um ciclo que o Teatro Nacional de São João (TNSJ) dedica ao dramaturgo irlandês Marck O'Rowe, considerado o "responsável pela renovação do teatro na Irlanda, em meados da década de 90", bem como pelo seu "relançamento internacional", lê-se no dossiê de imprensa, entregue hoje aos jornalistas.

No próximo dia 18 de novembro, no espaço do TNSJ, vão decorrer leituras de algumas obras do dramaturgo irlandês, e vai ser também lançado o 31.º volume da coleção TNSJ com a editora Húmus, e que reúne três peças de 0'Rowe -- "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", "Made in China" e "Ossário".

"Made in China", espetáculo para maiores de 16 anos, vai estar em cena no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, nos dias 25 e 26 de novembro, e conta com Pedro Frias na enceneação.

O ciclo dedicado a 0'Rowe termina nos dias 02 e 04 de dezembro, com os monólogos de Sarna, para maiores de 16 anos, com encenação de João Cardoso, diretor artístico da ASSéDIO, e, na interpretação, com o ator Pedro Frias.

Os ingressos para a peça "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", um espetáculo para maiores de 14 anos, têm o valor de 10 euros.

CCM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Águas do Porto alerta para fraude em nome da empresa

Os clientes da empresa municipal Águas do Porto estão a receber alertas para situações de fraude que têm sido praticadas por vários indivíduos cque, apresentando falsas credenciais da empresa, estão a abordar os seus clientes e a solicitar ilicitamente pagamentos em numerário, com o pretexto de se tratar de correções de faturação.

Alunos na escola Rodrigues de Freitas contra falta de funcionários e exames nacionais

Um grupo de alunos manifestou-se hoje frente à Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto, para sensibilizar a opinião pública e o Governo para a falta de funcionários, a sobrecarga horária e pelo fim dos exames nacionais.

Nove feridos em despiste de carrinha com trabalhadores em Marco de Canaveses

Um acidente de viação provocou hoje nove feridos ligeiros, em Constance, Marco de Canaveses, todos trabalhadores de construção civil que seguiam numa viatura que se despistou, segundo os bombeiros.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Atitudo - Artes Marciais &...

Nota Alta

"A cidade do Porto está com um...

N'Agenda

"Gosto de estar a par do rap que...