"Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", de Mark O'Rowe, estreiam-se no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 nov 2019 (Lusa) -- Um segredo de família e a violência verbal, psicológica e doméstica são o mote da peça "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", do dramaturgo irlandês Mark O'Rowe, que se estreia na próxima quinta-feira, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

"O argumento do texto assenta precisamente nisso [no segredo de família] e num tipo de violência latente que vai estando por debaixo dos diálogos", desvendou hoje o encenador João Cardoso, após o ensaio para a imprensa, que descreveu a peça "inquietante" com "violência verbal e psicológica".

Em toda a peça, escrita em 2014, há uma "constante inquietação" e "tensão", descreve João Cardoso.

"É uma violência que existe entre as pessoas, porque, como têm uma coisa a ocultar, aquilo que vai acontecer é que acabamos por despejar essa violência nos outros, e cada um vai sofrendo essa violência", descreveu João Cardoso, referindo que a maior parte das coisas são "lidas sem serem ditas" aos espetadores.

A peça divide-se em dois atos e seis cenas, conta com cinco personagens e toda a ação desenrola-se na sala de estar da casa de família, onde os diálogos, por vezes frenéticos, outras vezes pontuados por silêncios e sussurros, são a característica que se destaca na dramaturgia de João Cardoso.

O espetáculo "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", que fica patente do Teatro Carlos Alberto (TeCA) de 21 a 30 de novembro, é uma das cinco peças de um ciclo que o Teatro Nacional de São João (TNSJ) dedica ao dramaturgo irlandês Marck O'Rowe, considerado o "responsável pela renovação do teatro na Irlanda, em meados da década de 90", bem como pelo seu "relançamento internacional", lê-se no dossiê de imprensa, entregue hoje aos jornalistas.

No próximo dia 18 de novembro, no espaço do TNSJ, vão decorrer leituras de algumas obras do dramaturgo irlandês, e vai ser também lançado o 31.º volume da coleção TNSJ com a editora Húmus, e que reúne três peças de 0'Rowe -- "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", "Made in China" e "Ossário".

"Made in China", espetáculo para maiores de 16 anos, vai estar em cena no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, nos dias 25 e 26 de novembro, e conta com Pedro Frias na enceneação.

O ciclo dedicado a 0'Rowe termina nos dias 02 e 04 de dezembro, com os monólogos de Sarna, para maiores de 16 anos, com encenação de João Cardoso, diretor artístico da ASSéDIO, e, na interpretação, com o ator Pedro Frias.

Os ingressos para a peça "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", um espetáculo para maiores de 14 anos, têm o valor de 10 euros.

CCM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).