Açores/Mau tempo: Conselho de ilha das Flores reúne-se extraordinariamente para debater abastecimento

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 14 nov 2019 (Lusa) - O conselho das Flores, que junta personalidades políticas e da sociedade civil da ilha açoriana, vai reunir-se extraordinariamente na sexta-feira para abordar o problema do abastecimento de bens e mercadorias após a passagem do furacão "Lorenzo".

De acordo com a convocatória enviada aos conselheiros, e à qual a agência Lusa teve acesso, a questão da operacionalidade do porto das Lajes das Flores, as falhas no abastecimento de bens e serviços e a exportação de gado bovino serão matérias a abordar na sexta-feira à noite.

Os conselhos de ilha foram formados com o objetivo, diz a lei, de conferir "cada vez mais voz às forças vivas da sociedade civil, cumprindo assim o desiderato" da "pluralidade democrática" na região.

Diversos empresários da ilha das Flores admitiram já encerrar estabelecimentos por falta de mercadorias, que têm chegado à ilha em número reduzido, devido aos estragos provocados pelo furacão "Lorenzo" no porto comercial.

Durante a passagem do "Lorenzo" pelos Açores, em outubro, foram registadas 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas.

O furacão causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, estimando-se que o prejuízo registado "possa ascender a mais de 190 milhões de euros.

No total, o mau tempo provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros no arquipélago, segundo o Governo Regional dos Açores, presidido pelo socialista Vasco Cordeiro.

PPF // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.