UMinho comprova eficácia de fármaco no tratamento da Doença Machado-Joseph

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 10 mar (Lusa) - Uma equipa liderada pela Universidade do Minho desenvolveu um modelo que comprova a eficácia do fármaco 17-DMAG nos casos de Machado-Joseph, ao "atrasar a progressão" da doença, e que está também a ser testado em tumores cancerígenos avançados.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Universidade do Minho (UMinho) adianta que os resultados da investigação - coordenada pela investigadora do Laboratório Associado ICVS/3B's da academia minhota Patrícia Maciel - foram publicados na "prestigiada" revista Neurotherapeutics.

A Doença de Machado-Joseph é uma patologia neurodegenerativa hereditária incurável causada por uma mutação no gene ATXN3 e que se caracteriza pela descoordenação dos movimentos corporais, incluindo défices piramidais, extrapiramidais e cerebelosos, bem como neuropatia periférica e, em alguns casos, parkinsonismo que pode ter interferências na coordenação dos dedos, mãos, braços e pernas, nos movimentos oculares e no mecanismo de deglutição.

O fármaco 17-DMAG "induz a autofagia, um mecanismo celular de defesa, cuja ativação provou em estudos anteriores ser benéfica na proteção contra esta patologia", diz a bioquímica Patrícia Maciel, explicando os resultados da investigação da sua equipa.

O fármaco "atrasa a progressão da doença e está inclusivamente a ser testado em tumores cancerígenos avançados", refere, por seu lado, o comunicado UMinho.

O modelo utilizado para validar a ação do 17-DMAG foi desenvolvido em ratinhos e reuniu manifestações clínicas e patológicas semelhantes às da DMJ.

"Os ratinhos apresentam uma progressiva descoordenação motora, perda de força e neurónios, bem como uma agregação da proteína ataxina-3 mutada em várias regiões do cérebro", contextualiza a especialista.

A academia minhota adianta ainda que o referido modelo "reproduz muito fielmente a doença" e "constitui uma ferramenta valiosa para testar novas estratégias terapêuticas".

Patrícia Maciel, de 42 anos, é licenciada em Bioquímica, com doutoramento em Ciências Biomédicas na Universidade do Porto e na Universidade McGill, no Canadá, foi docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte e investigadora no Instituto de Biologia Molecular e Celular e, desde 2002, é professora na Escola de Ciências da Saúde e investigadora do ICVS - Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.