Câmara de Braga não vai cobrar coimas de parcómetros contestados em sede judicial

Câmara de Braga não vai cobrar coimas de parcómetros contestados em sede judicial
| Norte
Porto Canal

A Câmara Municipal de Braga não vai cobrar as coimas passadas pela concessionária do estacionamento pago à superfície nas ruas onde a legitimidade dos parcómetros foi questionada judicialmente.

Na habitual conferência de imprensa após a reunião do executivo, o presidente Ricardo Rio afirmou que as coimas passadas pela concessionária do estacionamento pago à superfície, ESSE, nas 27 ruas às quais foi alargada a zona de parquímetros, "não serão transformadas" em contraordenação.

Segundo o autarca, a câmara não reconhece "legitimidade" à ESSE para continuar a autuar naquelas artérias da cidade devido aos efeitos da providência cautelar interposta por dois cidadãos que, no entender do município, suspende a legitimidade da empresa para cobrar pelo estacionamento.

"Os autos que nos cheguem relativos a estas ruas, após a entrada em vigor da providência cautelar, não serão transformadas em autos de contraordenação", assegurou Ricardo Rio.

O esclarecimento do autarca surge após dezenas de cidadãos se terem queixado e manifestado sobre a "confusão" causada pela revogação do alagamento da zona a pagar decidido pelo executivo, em novembro, e contestado pela concessionária.

A autarquia defende que a concessão em si "já foi um erro crasso" e prometeu "tudo fazer" para anular o alargamento da zona a pagar, decidido ainda pelo anterior executivo, a mais 27 artérias da cidade.

Do lado da oposição, a CDU questionou o facto de continuar a sinalização de obrigatoriedade de pagar estacionamento naquelas ruas.

"Continuo sem perceber, no plano político, porque é que o município não procede agora à retirada das placas que indicam que se deve fazer o pagamento. Isto, tendo em conta a posição do município de que não deve ser feito o pagamento nessas ruas", afirmou o vereador Carlos Almeida.

Já o PS não comentou esta decisão, embora tenha deixado críticas a Ricardo Rio.

"Acho que houve aqui uma precipitação do município, mas nós aguardamos serenamente e, já que se entrou pela via judicial, temos que aguardar e ver quais são as decisões que o tribunal tomará", referiu o líder do PS no executivo, Hugo Pires.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.