Brexit: Merkel e Macron confiantes num acordo para aprovação no Conselho Europeu

| Política
Porto Canal com Lusa

Toulouse, França, 16 out 2019 (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram hoje que um acordo para o 'Brexit' está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu.

"Quero acreditar que um acordo está prestes a ficar fechado e que poderemos aprova-lo amanhã" [quinta-feira], disse Emmanuel Macron, numa conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel, na cidade francesa de Toulouse, onde ambos se mostraram otimistas sobre o desenvolvimento das negociações de Bruxelas com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

A chanceler alemã exprimiu igual sentimento de confiança, referindo-se a um "'sprint' final", que está a ser feito para conseguir ter um documento de entendimento político antes do Conselho Europeu, que decorre quinta e sexta-feira, em Bruxelas.

As negociações entre o Governo britânico e Bruxelas intensificaram-se desde a semana passada após um encontro de Boris Johnson com o homólogo irlandês, Leo Varadkar, no sentido de encontrar uma solução antes do Conselho Europeu e para concluir o processo do 'Brexit' até ao prazo de 31 de outubro.

RJP // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Marques vão ser ouvidos na AR sobre privatização da ANA

O requerimento do PSD para ouvir no parlamento os ex-ministros socialistas Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba sobre a privatização da ANA Aeroportos foi esta quarta-feira aprovado na Comissão de Economia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".