Euro2020: Fernando Santos enaltece Ucrânia e acredita numa vitória em Kiev

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Kiev, 13 out 2019 (Lusa) - O selecionador Fernando Santos afirmou hoje que a Ucrânia é "uma equipa de grande qualidade", mas mostrou-se crente numa vitória de Portugal em Kiev, no apuramento para o Euro2020 de futebol.

"Vai ser um jogo de altíssimo nível. Tem todos os ingredientes para ser assim. Duas grandes equipas, de qualidade técnica elevada. A Ucrânia demonstrou em Portugal e tem demonstrado na qualificação a sua qualidade. Mas acredito que, com dificuldade ou mais dificuldade, Portugal pode chegar à vitória. Acredito que sim", afirmou Fernando Santos.

O selecionador nacional falava aos jornalistas na conferência de imprensa de antevisão do duelo do Grupo B, no Estádio Olímpico de Kiev, palco do encontro que está agendado para segunda-feira.

"A Ucrânia vale pelo seu todo. Tem jogadores de muita qualidade. É muito bem organizada e tem uma posse de bola incrível", acrescentou o técnico de 65 anos.

Apesar de Portugal estar em excelente posição de poder alcançar o apuramento para a fase final do próximo Europeu, Fernando Santos optou por jogar pelo seguro e lembrou que "nada está garantido".

"Há três equipas com possibilidades de chegar à fase final. A Sérvia está numa situação mais difícil, mas não está afastada. Queremos cumprir o nosso objetivo e para cumprir o nosso objetivo temos que vencer este jogo", frisou.

Numa sala repleta de ucranianos (cerca de 60), a última questão da conferência de imprensa 'calhou' a um jornalista da 'casa', que optou por apenas agradecer à seleção portuguesa o "bom tempo" que trouxeram a Kiev, numa intervenção que fez soltar uma gargalhada a Fernando Santos.

Na capital ucraniana está sol e os termómetros, pelo menos durante o dia, apontam para os 22, 23 graus.

"Já estive duas vezes em Kiev. Na última vez vim de férias, agora venho para jogar e quero ganhar", concluiu o selecionador nacional.

A Ucrânia lidera o Grupo B, com 16 pontos, à frente de Portugal, que segue no segundo lugar, com 11, mas com menos um jogo que a formação de leste. A Sérvia é terceira, com sete, seguida do Luxemburgo, com quatro, e da Lituânia, com um.

O segundo Ucrânia-Portugal da história está agendado para as 19:45 (21:45 horas locais) e terá arbitragem do inglês Anthony Taylor.

LG // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Jorge Nuno Pinto da Costa: Uma vida dedicada ao FC Porto

86 anos como adepto, 71 como sócio, 61 nos órgãos sociais e 42 na presidência do FC Porto. O dia 7 de maio de 2024 marca a viragem no percurso do melhor dirigente da história do futebol: Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente mais titulado de sempre, regressa à condição de associado e entrega a pasta a André Villas-Boas, que toma posse ao meio-dia desta terça-feira.

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

André Villas-Boas: “Queremos manter o clube no topo”

André Villas-Boas falou pela primeira vez à comunicação social enquanto presidente do FC Porto.