Festival do Arroz e da Lampreia regressa ao centro histórico de Montemor-o-Velho

| País
Porto Canal / Agências

Montemor-o-Velho, 06 mar (Lusa) - O Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho, hoje apresentado, regressa este ano ao centro histórico daquela vila do Baixo Mondego, uma aposta da autarquia na promoção do comércio local e produtos endógenos do concelho.

O evento gastronómico, intitulado "Sabores do Campo e do Rio" e que se realiza de 14 a 23 de março, vai decorrer apesar da "elevadíssima contenção de custos", mercê da situação financeira do município, disse hoje aos jornalistas Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho.

"Foi com alguma dificuldade que decidimos dar continuidade ao festival", frisou o autarca, explicando que os promotores possuem o objetivo de realizar o certame gastando cerca de 20 mil euros, "metade do valor que custou" em 2013, já incluindo a tenda que vai albergar cinco tasquinhas e espaços de associações concelhias, cujo aluguer ultrapassa os 15 mil euros.

Para além da lampreia e do arroz carolino do vale do Mondego, o evento inclui demonstrações "ao vivo" de cozinha tradicional do concelho, espaços de artesões locais, doces, salgados e licores e a inauguração do chamado "Mercadinho de Hortícolas", no mercado municipal, onde produtores concelhios passarão a poder expor e vender os seus produtos.

Durante os 10 dias do Festival decorrerá igualmente uma mostra de gastronomia da região em 15 restaurantes do concelho de Montemor-o-Velho.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.