Leclerc é o primeiro a somar quatro 'pole positions' consecutivas esta temporada na Fórmula 1

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Sochi, Rússia, 28 set 2019 (Lusa) - O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) tornou-se hoje no primeiro piloto a garantir, pela quarta vez consecutiva esta temporada, o primeiro lugar da grelha de partida para um Grande Prémio de Fórmula 1.

Leclerc terminou a qualificação para o GP da Rússia, 16.ª prova da temporada, com a melhor volta em 1.31,628 minutos, deixando o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) na segunda posição, a 402 milésimos de segundo.

O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) foi o terceiro mais rápido da sessão, a 425 milésimos de segundo do seu companheiro de equipa.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) foi o quarto mais rápido da sessão, mas, devido a uma penalização por troca de motor, partirá da nona posição.

Leclerc tornou-se, assim, no primeiro piloto a conseguir quatro 'pole positions' consecutivas esta temporada, feito que um piloto da Ferrari não conseguia desde que o alemão Michael Schumacher o fez em 2000.

"É muito especial", disse Leclerc, que, no entanto, sublinhou que "ainda há muito para fazer".

Lewis Hamilton, por sua vez, mostrou-se bastante satisfeito por ter garantido um lugar na primeira linha da grelha, algo com que não contava.

"Eles [Ferrari] têm uma velocidade incrível nas retas. Definitivamente têm algo mais. Estão em 'modo jato'. Por isso, não esperava estar na primeira linha", frisou o campeão mundial, que parte para esta prova com 65 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o seu companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas.

O dia ficou ainda marcado pelo anúncio de uma parceria entre a McLaren e a Mercedes para o fornecimento de motores a partir de 2021. A equipa britânica troca, assim, a Renault pelo construtor germânico.

AGYR // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O projeto de André Villas-Boas para o FC Porto

32.º presidente do clube toma posse na terça-feira às 12h00

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.