Portugal apura dois canoístas para semifinais dos Mundiais de canoagem

| Desporto
Porto Canal com Lusa

La Seu d´Urgell, Espanha, 27 set 2019 (Lusa) - Dois canoístas portugueses apuraram-se hoje para a semifinal da prova de K1 no Campeonato do Mundo de slalom, que decorre em La Seu d'Urgell (Espanha).

Ivan Silva e Antoine Launay alcançaram assim um feito inédito para a seleção portuguesa, uma vez que é a primeira vez que numa competição de seniores dois barcos vão disputar uma semifinal de um Mundial e, em simultâneo, lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos, de acordo com a comunicação da assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Canoagem.

Antoine Launay assegurou logo na primeira manga eliminatória o apuramento direto para a semifinal, resultante de um 11.º lugar, tendo Ivan Silva reforçado a presença lusa na segunda manga eliminatória, ao conquistar o terceiro melhor tempo (91,56 segundos) e garantindo, desta forma, um lugar entre os 10 apurados nesta fase da competição para a semifinal.

Os eslovenos Niko Testen (91,11 segundos) e Martin Srabotnik (91,37 segundos) foram os únicos a terminar a segunda manga eliminatória à frente do português Ivan Silva, tendo garantido, também, um lugar entre os 40 semifinalistas, que competem, no domingo, às 08:53, na semifinal, que apura 10 canoístas para a final, a disputar também no domingo, às 11:40.

Na primeira manga eliminatória, Ivan Silva foi 40.º classificado, com o tempo de 94,34 segundos e teve de entrar na segunda e decisiva manga. Na prova de K1, Portugal também esteve representado por Frederico Alvarenga. O jovem terminou a primeira manga eliminatória com o registo de 156,11 segundos e o 102.º lugar entre 116 competidores. Na segunda manga, Alvarenga realizou o tempo de 107,18 segundos, correspondente ao 48.º posto entre 86 canoístas.

O Campeonato do Mundo de slalom 2019, a decorrer em La Seu d'Urgell, dita o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, sendo que, na prova de K1, são apurados os primeiros 18 países. Ivan Silva e Antoine Launay vão lutar, no domingo, por uma vaga entre os apurados para as Olimpíadas do Japão.

VR // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Sub-17): Juniores B goleiam em Pina Manique

Juniores B do FC Porto bateram os do Casa Pia (4-0) na 13.ª jornada da fase final.

FC Porto (Hóquei em patins): Sem depender de terceiros. Crónica do jogo.

Nem 72 horas depois de conquistar a Taça de Portugal na pista do Óquei de Barcelos, a equipa de hóquei em patins do FC Porto recebeu o mesmo adversário e não foi além de uma igualdade a quatro bolas na penúltima ronda do campeonato. Com este resultado, os portistas passam a somar 62 pontos, mais dois do que o Sporting e mais quatro do que a Oliveirense, que tem menos um jogo disputado. A entrada nos play-offs em primeiro lugar está à distância de uma vitória em casa do oitavo classificado.

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.