Operadores portuários querem uma clarificação do direito à greve

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mar (Lusa) -- Os operadores portuários pediram aos deputados uma clarificação do exercício do direito à greve, argumentando que querem evitar, no futuro, a repetição daquilo que consideraram ser greves "ilegítimas" dos estivadores.

Nas cartas de quatro páginas enviadas, no final de fevereiro, aos grupos parlamentares do PSD, PS, CDS, PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes, a AOPL -- Associação dos Operadores do Porto de Lisboa e a AOP -- Associação Marítima e Portuária referem os conflitos laborais que as têm oposto ao Sindicato dos Estivadores e o acordo conseguido a 14 de fevereiro sobre vários assuntos entre eles o que permitiu a reintegração de 47 trabalhadores e o avançar das negociações sobre o novo contrato coletivo de trabalho.

Apesar do clima agora mais amenizado, nesta carta as associações adiantam que os dois anos de conflitos com os estivadores e as paralisações representaram "elevadíssimos prejuízos para os agentes económicos, para a economia local e também para a economia nacional", pelo que pedem aos deputados que "desenvolvam um processo legislativo que esclareça cabalmente o exercício do direito à greve, de modo a evitarem-se no futuro situações como a que ocorreu no Porto de Lisboa".

Os operadores querem que haja "fundamentos claros e estáveis para as decisões dos tribunais em matéria de exercício concreto da greve", pelo que consideram ser necessárias clarificações nas leis e regulamentos do direito à greve.

As cartas terminam com a AOPL -- Associação dos Operadores do Porto de Lisboa e a AOP -- Associação Marítima e Portuária a solicitarem audiências aos grupos parlamentares sobre o assunto.

IM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.