Catarina Martins diz que palavra do PM “não vale nada”, Passos não responde a bloquista

| Política
Porto Canal

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) Catarina Martins disse hoje no parlamento que a palavra do primeiro-ministro "não vale nada", tendo questionado Passos Coelho sobre matérias económicas e ficado sem resposta.

"Dado o valor que a minha palavra tem não estará à espera de resposta", disse Pedro Passos Coelho dirigindo-se à bloquista, sublinhando, num momento crispado de debate, que não iria falar mais no momento de intervenção do Bloco "por respeito" pela Assembleia da República e por si mesmo.

"Neste momento o que Portugal precisa não é de silêncio", devolveu Catarina Martins.

No final da intervenção do Bloco no debate quinzenal com o primeiro-ministro todos os deputados do partido abandonaram o hemiciclo parlamentar.

Alguns deputados do PS, como Gabriela Canavilhas, Sérgio Sousa Pinto, João Galamba ou Jorge Lacão abandonaram também na ocasião o plenário.

Na intervenção, a coordenadora e deputada do Bloco disse que Passos Coelho cumpriu o ditado que diz que "quem cala consente", tendo, "à falta de argumentos", optado pelo silêncio.

Antes de Catarina Martins dizer que as palavras de Pedro Passos Coelho "não valem nada", a bloquista havia questionado o primeiro-ministro sobre questões da natalidade e dos cortes de salários e pensões que "foram feitos sempre com a desculpa de que eram medidas pontuais".

O Governo, diz o BE, "quer ir contra a constituição e tornar permanente o que já lhe disseram ser transitório".

Passos Coelho havia dito antes no parlamento que considera que o país não pode regressar ao "nível salarial" nem ao "nível remuneratório das pensões" de 2011.

A interpelação do BE ao primeiro-ministro ficou ainda marcada por uma segunda interrupção esta tarde motivada por protestos nas galerias: depois de dois homens se terem insurgido praticamente no começo do debate, um terceiro foi também retirado posteriormente.

Este segundo episódio acabou por parar os trabalhos apenas por breves momentos, já que o primeiro-ministro declarou à presidente da Assembleia da República que iria prosseguir a sua intervenção, uma primeira resposta ao BE antes dos momentos mais crispados.

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".