Açores estendem remuneração complementar ao setor empresarial público regional

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 05 mar (Lusa) - O Governo dos Açores decidiu estender a remuneração complementar atribuída aos funcionários públicos da região a todas as empresas do setor público regional, revelou hoje o vice-presidente do executivo.

Sérgio Ávila fez o anúncio após uma reunião com a plataforma sindical que representa os trabalhadores da transportadora aérea SATA e em que também esteve o secretário regional dos Transportes, Vítor Fraga, em Ponta Delgada.

Segundo o responsável, o objetivo da reunião de hoje foi transmitir aos sindicatos a decisão do Governo Regional sobre esta matéria.

"O que o Governo [Regional] transmitiu à plataforma sindical da SATA foi que ia aplicar, nos termos em que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional, a remuneração complementar aos trabalhadores também do setor público empresarial e, consequentemente, da SATA", afirmou.

Assim, explicou, a remuneração complementar será aplicada no setor empresarial público dos Açores de modo a que "o impacto nos salários base" dos trabalhadores seja "exatamente o mesmo" que existe na administração pública regional.

O executivo açoriano fará publicar resoluções, para cada empresa, com este objetivo, explicou Sérgio Ávila, dizendo que a tabela a aplicar em cada caso não será exatamente a mesma devido às "especificidades" das "estruturas remuneratórias" de cada uma delas.

A remuneração complementar (também conhecida como subsídio de insularidade) existe há mais de dez anos nos Açores, tendo o orçamento regional de 2014 alargado a sua abrangência aos salários base até 3.050 euros.

O orçamento dos Açores de 2014 abriu ainda a possibilidade de ser estendida ao setor empresarial regional por decisão do Conselho do Governo Regional.

Sérgio Ávila sublinhou que com esta decisão o executivo açoriano está a exercer uma competência que lhe foi dada pelo parlamento dos Açores, num artigo do orçamento para 2014 aprovado por unanimidade, e que o objetivo é dar um tratamento igual a trabalhadores da administração pública regional e do setor empresarial público.

Por outro lado, a decisão do executivo visa também respeitar os princípios do acórdão do Tribunal Constitucional, que em janeiro deu luz verde aos novos termos da remuneração complementar açoriana, acrescentou.

MP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.