Exposição com artistas plásticos lusófonos faz itinerânica pela Turquia

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 set 2019 (Lusa) - A exposição "Lusofonias", com artistas plásticos de Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde, vai fazer uma itinerância pela Turquia a partir de hoje, anunciou a Perve Galeria, em Lisboa.

A mostra, que passará primeiro por Istambul, onde ficará até domingo, no âmbito da Contemporary Istanbul Art Fair, conta com obras de artistas como Cruzeiro Seixas (Portugal), Fernando Lemos (Portugal/Brasil), Malangatana (Moçambique) e Manuel Figueira (Cabo Verde).

De acordo com a galeria, a exposição irá depois a Ancara, ficando patente nas galerias da Universidade de Bilkent, de 19 de setembro a 05 de outubro, dia em que se fará um ato simbólico de homenagem a todas as independências.

Esse ato será realizado através da exibição de obras realizadas por Manuel João Vieira e pelo coletivo português BorderLovers, acompanhando estes artistas a viagem da exposição à Turquia.

No âmbito desta itinerância, a Perve Galeria irá também apresentar um projeto que liga a arte portuguesa à chilena, com obras de João Ribeiro, Manuel João Vieira e do coletivo BorderLovers, de Pedro Amaral e de Ivo Bassanti, a par com obras de Aldo Alcota, Miguel Huerta e Ivan Villalobos.

Esta itinerância tem o apoio da Embaixada de Portugal em Ancara, do Instituto Camões e da feira de arte contemporânea de Istambul.

De acordo com o galerista Carlos Cabral Nunes, a exposição despertou também o interesse dos Emirados Árabes Unidos, através do ministro de Estado Zaki Nusseibeh, que nomeou um alto representante do país para "indagar as condições necessárias" à realização de "uma mostra ampla" da Coleção Lusofonias no âmbito da Expo Dubai 2020.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.