Risco de incêndio coloca 12 distritos em alerta especial amarelo

| País
Porto Canal com Lusa

Carnaxide, Oeiras, 31 ago 2019 (Lusa) - Doze distritos de Portugal continental estão hoje em alerta especial amarelo, devido ao risco de incêndio, informou esta tarde a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que pediu à população para evitar comportamentos de risco.

Em causa estão os distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real, segundo disse aos jornalistas ANPC em Carnaxide, concelho de Oeiras, o Comandante Adjunto de Operações Nacional Manuel Cordeiro.

O responsável do ANPC que nestes distritos, mais vulneráveis à ocorrência de incêndios, existirá até às 23:59 de hoje "uma maior prontidão de meios e um reforço de da monitorização".

Manuel Cordeiro admitiu que dado o quadro meteorológico expectável poderão existir mais distritos a entrar em alerta especial amarelo, mas que isso "só ficará definido depois da reunião no domingo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o ANPC as previsões para este fim de semana apontam para um "aumento da intensidade do vento", uma "humidade relativa do ar baixa" e uma "fraca recuperação noturna".

Para a madrugada de segunda-feira está previsto "vento do quadrante leste, seco, fatores que "incrementam o risco de incêndio, pela disponibilidade de combustível".

O responsável da ANPC apelou ainda à população que não adote comportamentos de risco e que se lembre das recomendações em vigor até ao dia 31 de setembro, que proíbem queimadas extensivas ou de amontoados (sem permissão municipal), o uso de fogareiros fora de espaços autorizados ou o lançamento de fogo de artifício (sem permissão municipal).

FAC // PJA

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".