Agitação marítima leva a corte de rua em Matosinhos
Porto Canal
A agitação marítima que se está a fazer sentir durante o dia de hoje levou ao corte da rua de Almeiriga, em Matosinhos, até cerca das 19:00, confirmou à Lusa fonte da Câmara Municipal.
De acordo com a Polícia Marítima, o mar galgou os limites na zona do Cabo do Mundo, mas não causou estragos, estando a situação a ser monitorizada.
Sete distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com sete a nove metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Já hoje, a Câmara de Leiria colocou máquinas na praia do Pedrógão para fazer reposição de areias e assim prevenir o avanço do mar, disse fonte do gabinete da presidência à agência Lusa.
Mais a Norte, a forte ondulação que se está a fazer sentir junto à costa de Moledo, em Caminha, derrubou cerca de 50 metros do muro do paredão de proteção daquela praia.
De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso vermelho (situação meteorológica de risco extremo) desde as 12:00 de hoje e até às 00:00 de terça-feira.
O IPMA colocou também os distritos de Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 15:00 e as 12:00 de terça-feira.
Também a Madeira está sob aviso laranja por causa do estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura entre as 21:00 de hoje e as 04:00 de terça-feira.