"Comissão disponível para apoiar qualquer opção que Portugal queira" - Barroso

| Economia
Porto Canal / Agências

O presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que a decisão sobre a saída do programa de assistência financeira cabe ao Governo português e sublinhou existir abertura dos parceiros internacionais para "apoiar qualquer das opções que Portugal queira".

As posições do chefe do executivo comunitário foram assumidas em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, depois de um encontro com responsáveis pelo projeto de empreendedorismo português 'Namorar Portugal', de fabrico dos tradicionais lenços dos namorados, típicos da zona do Minho.

"Quanto à saída do programa, nós, Comissão Europeia, estamos disponíveis para apoiar qualquer das opções que Portugal queira, compete agora a Portugal definir qual é a saída que pode e quer fazer", afirmou José Manuel Durão Barroso.

+ notícias: Economia

Governo aprova descontos de 1,8 cêntimos/litro de gasóleo e 3,3 cêntimos na gasolina

O Governo aprovou novas descidas extraordinárias das taxas do ISP aplicáveis no continente, que deverão representar uma “poupança real” de 1,8 cêntimos por litro de gasóleo e 3,3 cêntimos por litro de gasolina na próxima semana.

Preço dos combustíveis sobe dois dígitos na próxima semana

Já são conhecidas as previsões para a atualização do preço dos combustíveis para a próxima semana. A partir de segunda-feira os preços devem subir dois dígitos, de acordo com as previsões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.