Birds are Indie atuam no festival Gliding Barnacles na Figueira da Foz

| País
Porto Canal com Lusa

Figueira da Foz, Coimbra, 26 ago 2019 (Lusa) - Birds are Indie e Subway Riders são alguns dos mais de 20 nomes que atuam no Gliding Barnacles, festival da Figueira da Foz que arranca na quarta-feira e que junta surf, música e outras expressões artísticas.

Entre quarta-feira e domingo, o festival promove concertos, surf não competitivo, demonstrações de artesãos que vão fazer pranchas ao vivo, exposições e ainda eventos de gastronomia e de provas de vinho.

Durante o festival, será possível assistir a concertos de artistas como Birds are Indie, Subway Riders, Ruby Ann, Levi Prairie, Palmers, Niki Moss ou Rapaz Improvisado, num cartaz que conta com uma média de cinco concertos por dia, com exceção do domingo.

Na sexta edição do festival, o Gliding Barnacles concentra-se na praia do Cabedelo, com os concertos noturnos a decorrerem nas antigas instalações de uma empresa de náutica de recreio, ao invés de edições anteriores, em que o festival deslocava-se, à noite, até à cidade da Figueira da Foz, disse hoje à agência Lusa o promotor do evento, Eurico Gonçalves.

Este ano, o festival pretende também abordar a sustentabilidade, com debates em torno desse tema, associado ao mar, mas também ao surf, abordando a construção ecológica de pranchas, afirmou o responsável.

Para além de 'shapers' (artesãos que fazem pranchas de surf), participam no evento 'graffiters', designers e pintores, cujos trabalhos serão expostos num espaço do festival.

O Gliding Barnacles vai também inaugurar a exposição de cerca de 30 fotógrafos que participaram na edição de 2018, sendo que, este ano, foi pedido aos fotógrafos convidados para trazerem máquinas analógicas e revelarem as suas fotografias na câmara escura do festival, disse Eurico Gonçalves.

Segundo o responsável, é esperada "casa cheia" no festival, com algumas centenas de pessoas, notando que há cada vez mais participantes que vêm do estrangeiro, a maioria de outros países da Europa.

O festival Gliding Barnacles é organizado pela Associação de Desenvolvimento Mais Surf, contando com um apoio financeiro da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.