Avião no qual foi detetado "pó químico" é da Swiss International e aguarda autorização para descolar

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 ago 2019 (Lusa) -- O avião no qual foi encontrado hoje "pó químico" no porão, no Aeroporto de Lisboa, pertence à Swiss International, disse à agência Lusa esta companhia aérea da Suíça, acrescentando que a aeronave aguarda autorização para descolar para Zurique.

De acordo com a página da internet da ANA -- Aeroportos de Portugal, gestora aeroportuária, estava previsto que o voo com o número LX20851 tivesse descolado para Zurique às 14:35, mas a última atualização indica que a descolagem está agora agendada para as 18:10, depois de já ter descolagem prevista para as 17:30.

Fonte oficial da Swiss International explicou à Lusa que as autoridades portuguesas "estão a investigar uma substância" encontrada no porão do avião, sem informar qual, o que obrigou à saída dos passageiros e da tripulação para o exterior da aeronave.

Fonte oficial do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP disse anteriormente à Lusa que o "pó químico" foi encontrado no porão de um avião no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O Cometlis indicou que recebeu o alerta pelas 14:58, acrescentando que a aeronave em causa pertence "às linhas aéreas suíças" e que elementos policiais montaram um perímetro de segurança, enquanto a operação está a cargo do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, que tem elementos preparados com equipamento NBQ (Nuclear, Biológico e Químico).

À Lusa, fonte dos RSB de Lisboa afirmou tratar-se de "sacos rompidos" que contêm um pó, sem especificar qual.

Pelas 17:55, estavam no local da ocorrência, classificada como "radiológicos, dentro de uma instalação", ainda dada como ativa, 17 operacionais e quatro veículos, de acordo com a página oficial da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Lusa contactou a ANA-Aeroportos de Portugal, gestora do aeroporto, mas até ao momento não obteve respostas.

JGS/JML // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.