Sindicato de Transportes do Norte afirma que adesão à greve é "satisfatória"

Sindicato de Transportes do Norte afirma que adesão à greve é "satisfatória"
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) classificou esta terça-feira como “satisfatória” a adesão à greve iniciada na segunda-feira por parte de trabalhadores em empresas que estão a “desrespeitar” algumas cláusulas legais.

“Estamos com uma adesão satisfatória. Em algumas empresas é de 60%. Noutras, em que os trabalhadores estão fora do país e entram de férias a partir do dia 15, é menor”, descreveu à Lusa o coordenador sindical José Manuel Silva, explicando que a contabilização da greve é “difícil” de fazer, pois apenas abrange funcionários de empresas onde determinadas “cláusulas” do acordo com as entidades patronais “estão a ser mal interpretadas”.

O responsável acrescentou que a paralisação é de nove dias, até às 24:00 de terça-feira, realizando-se por motivos distintos da greve convocada pelos sindicatos Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e Independente de Motoristas de Mercadorias (SIMM).

“No nosso caso, concordamos com o acordo para o aumento a partir de janeiro e consideramos que, relativamente a 2021 e 2022, há tempo para negociar”, vincou o coordenador do STRUN.

O problema, disse, são “quatro cláusulas que não estão a ser bem entendidas e algumas que têm de ser retificadas”.

José Manuel Silva referiu que uma das dificuldades se prende com empresas que estão a incluir “nas 45 horas de descanso obrigatório” o descanso adicional previsto por cada domingo passado a trabalhar fora do país.

De acordo com o sindicalista, existem também complicações devido ao facto de a lei ter deixado de prever que, a partir dos 50 anos, os trabalhadores podiam deixar de fazer deslocações internacionais.

“Os funcionários podiam pedir para passar a fazer apenas serviço nacional e, atualmente, temos trabalhadores de 60 anos a fazer internacional, porque as empresas não aceitam os pedidos para o serviço nacional”, descreveu.

A isto, somam-se casos de empresas que “todos os dias colocam os trabalhadores a fazer horas extra”, quando, “num período de quatro meses, estão previstas oito horas extra no máximo”, acrescentou.

A greve do STRUN, que representa cerca de mil motoristas de mercadorias do Norte, começou às 00:00 de segunda-feira nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.