GNR recolhe uma centena de bidões com resíduos perigosos abandonados em Sintra

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 mar (Lusa) -- A GNR recolheu na noite de sexta e madrugada de hoje cerca de uma centena de bidões com produtos perigosos na zona do Algueirão, concelho de Sintra, onde foram abandonados disse à Lusa fonte da Guarda.

A GNR deslocou para o local militares do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Sintra, depois de ter sido alertada por um popular, informou a mesma fonte, confirmando a notícia avançada pela SIC Notícias.

Em declarações à estação televisiva, o capitão Bruno Ribeiro adiantou que, depois da remoção do material, que testes laboratoriais já confirmaram ser "nocivo, corrosivo, inflamável", vai ser investigada uma eventual contaminação dos solos.

Se houve derrame dos materiais pode haver o perigo de contaminação dos lençóis freáticos, adiantou.

O militar disse também que o abandono dos bidões deve ter sido recente, uma vez que a zona, perto de uma pedreira desativada, é muito frequentada por praticantes de várias modalidades desportivas.

Sem identificar responsáveis, Bruno Ribeiro adiantou que os bidões têm "rótulos com alguma informação" e que vai ser iniciada uma investigação sobre a autoria do ato.

O material perigoso vai ser transferido para instalações da autarquia, para ser entregue a um operador especializado, afirmou.

RN // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.