Mercedes festeja 125 anos com 'pole' de Hamilton no GP da Alemanha de F1

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Hockenheim, Alemanha, 27 jul 2019 (Lusa) - O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a 87.ª 'pole position' da carreira na Fórmula 1, ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Alemanha, 11.ª prova do Mundial.

No dia em que a Mercedes assinalou os 125 anos de presença nos desportos motorizados com uma indumentária especial utilizada pelos seus mecânicos, uma pintura alusiva nos seus monolugares e uma grande faixa nas bancadas do circuito de Hockenheim, Lewis Hamilton estabeleceu o tempo de 1.11,767 minutos na sua melhor volta, logo à primeira tentativa.

No entanto, o piloto britânico, campeão em título, esteve mesmo para não participar na sessão devido a "dores de garganta" que o afetaram de manhã e o francês Esteban Ocon estava preparado para o substituir.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) vai partir no domingo da segunda posição da grelha, ao lado do piloto britânico, depois de bater o finlandês Valtteri Bottas, no outro Mercedes, por apenas 16 milésimos de segundo, ficando a 346 de Hamilton.

A prova no circuito de Hockenheim marca também o 200.º GP da Mercedes na F1, numa participação iniciada em 1954.

A grande desilusão do dia foram, novamente, os Ferrari: depois de terem dominado os treinos livres, os dois carros da marca italiana sofreram problemas mecânicos.

Primeiro foi o turbo a impedir que o alemão Sebastian Vettel saísse, sequer, da garagem para a primeira fase da qualificação, ficando com o último lugar da grelha num GP que venceu em 2018 e no qual tinha mostrado potencial para lutar pela vitória também este ano.

Já na derradeira fase da sessão, o monegasco Charles Leclerc também viu o seu monolugar ser afetado por um problema mecânico e ficou-se pela 10.ª posição.

O dia ficou ainda marcado por um momento emotivo, quando o jovem alemão, Mick Schumacher, filho do mais titulado piloto de sempre na F1, Michael Schumacher, conduziu o carro utilizado pelo progenitor na temporada de 2004, em que conquistou o sétimo e último título da sua carreira.

AGYR // RPC

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Jorge Nuno Pinto da Costa. Dez retratos de um legado único 

Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou 68 títulos no futebol desde 1982.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.